Codig otimiza gestão da transformação digital do Governo do Ceará
11 de março de 2025 - 15:10
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | ARTE: Matheus Moraes - Ascom Seplag
Os serviços prestados pelo Governo do Ceará agora estão disponíveis na palma da mão dos cearenses. Com um celular e internet, o cidadão pode, por exemplo, acessar o Portal Ceará Digital ou o aplicativo CearáApp e emitir o boleto para o pagamento de tributos ou obter informações sobre programas sociais. Essas são apenas algumas das facilidades proporcionadas pelo programa Ceará Mais Digital, iniciativa liderada pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) para promover a modernização e a transformação digital do Estado. Para otimizar essa liderança, a Pasta modificou sua estrutura organizacional e passou a contar com a Coordenadoria Especial de Tecnologia (Codig), fruto da centralização de duas coordenadorias: Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Comunicação (Coget) e Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotec).
O coordenador da Codig, Márcio Morais, explica que a mudança na estrutura organizacional da Seplag foi necessária para centralizar as tomadas de decisões estratégicas e convergir as forças de trabalho para a realização da modernização e transformação digital do Estado. Além disso, a Codig atua em consonância com a Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP) Ceará Mais Digital da Seplag. “O processo de transformação digital do poder Executivo é uma demanda prioritária do governador Elmano de Freitas, que repassou tal missão ao secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini. Assim, a Codig atua na modernização de processos administrativos e transformação digital do Ceará, onde realiza a digitalização de serviços para o cidadão, fomenta a capacitação de servidores públicos e melhora a eficiência da máquina pública com a implantação de metodologias inovadoras e soluções tecnológicas de vanguarda no âmbito da administração pública”, afirma Morais.
Proximidade com o cidadão
Conforme o coordenador de Gestão Estratégica de TIC da Seplag, Diego Ribeiro, a atuação da Codig possibilita a aproximação entre o Governo do Ceará e os cidadãos, uma vez que disponibiliza serviços digitais e reduz a burocracia da prestação dos serviços à população.
“A Codig também faz com que a administração do poder Executivo passe a ser baseada em dados, tornando as tomadas de decisões mais ágeis e assertivas, colocando o Governo do Ceará na era digital”, acrescenta Ribeiro.
Metas institucionais e projetos
Para 2025, a Codig possui três metas institucionais: Aperfeiçoar o controle da gestão orçamentária, Otimizar o processo de elaboração dos decretos orçamentários e Expandir a oferta de serviços públicos digitais.
Atualmente, a Coordenadoria conta com 13 projetos em andamento, representando ganhos de produtividade, eficiência e agilidade para os cidadãos e a administração pública. São eles:
1 – Observatório de Dados do Ceará (ObservAÍ)
2 – Big Data Ceará
3 – Inteligência Artificial do Ceará (CEIA)
4 – Login Único do Cidadão Cearense (Acesso Cidadão)
5 – Automatização de Aquisições de TIC em Lote
6 – Portal e Aplicativo de Serviços ao Cidadão do Estado
7 – Planos de Transformação Digital dos órgãos do poder executivo
8 – Política de Governo Digital do Ceará
9 – Soluções de Agendamento e Inscrições Unificadas do Estado
10 – Radar de Gestão Estratégica de Programas Sociais do Ceará
11 – Modernização de Sistemas Corporativos (Compras, Folha e Patrimônio)
12 – Elaboração/Sustentação de Painéis de Inteligência de Negócios para Governança e Gestão Estratégica
13 – Transformação Digital e Governança Interfederativa
Saiba mais
Com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa Ceará Mais Digital começou a ser executado em 2023 e tem prazo de 60 meses. O Programa possui os seguintes componentes: Transformação digital dos serviços públicos, Transformação digital da gestão pública, Infraestrutura digital e conectividade e Transformação digital do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).