Governo do Ceará avança na criação do Distrito de Inovação e Saúde 

14 de março de 2025 - 10:09 # # # #

Raquel Mourão - Texto
Dennis Moraes e Letícia Silva - Fotos

Nesta semana, foram realizadas reuniões para discutir detalhes do projeto, como regularização fundiária e infraestrutura

O Governo do Ceará vem dando passos importantes na implementação do Distrito de Inovação e Saúde do Estado, que será instalado no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. Nessa quarta (12) e quinta-feira (13), foram realizadas reuniões para alinhar metas, prazos e cronogramas do projeto. Os encontros ocorreram na Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e na Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), reforçando a integração entre as pastas na condução do polo tecnológico. Além de representantes dessas duas secretarias, as agendas reuniram integrantes da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura do Eusébio.

O secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, destacou o avanço do projeto e a importância da Fiocruz como instituição âncora do ecossistema de inovação. “A ancoragem da Fiocruz propiciou a instalação de outras duas indústrias: o complexo do Bio-Manguinhos, que produz imunobiológicos, e a Biofábrica de Wolbachia, que vai produzir mosquitos para combater a dengue, chikungunya e zika”, explicou.

Segundo Cialdini, a meta é transformar o Eusébio em um polo exportador de insumos farmacêuticos e medicamentos, aproveitando a infraestrutura dos portos do Pecém e Mucuripe e a conexão com a Transnordestina, via porto seco. Ele também ressaltou o papel da Seplag-CE na articulação e planejamento do distrito.

O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SDE, Rennys Frota, reforçou a importância da implantação do hub de tecnologia no Eusébio, que conta com a participação de entidades privadas e públicas, incluindo a Seplag. Segundo ele, essa aliança de esforços é determinante para acelerar os resultados. “O polo já é uma realidade. Este momento faz com que a gente possa reduzir os prazos para garantir que as respostas cheguem cada vez mais rápidas à população”, ressaltou

Frota acrescentou que o projeto segue metas e cronogramas específicos para assegurar a execução. “Temos datas para  empreendimentos entregarem produtos acabados. Já temos duas estruturas fabris dentro do projeto, hoje em construção”, disse, acrescentando que o trabalho da SDE envolve tanto a infraestrutura de apoio quanto a adequação dos processos burocráticos, garantindo que os parceiros e a população cearense possam obter o máximo benefício do projeto.

O prefeito do Eusébio, Dr. Júnior, também demonstrou entusiasmo com o avanço do projeto e salientou que a iniciativa está alinhada com as diretrizes do plano de governo do município, voltadas para inovação e tecnologia. “Criamos a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e, nos próximos meses, lançaremos o Fundo Municipal de Inovação. Pretendemos, ao longo dos próximos quatro anos, formar pelo menos mil pessoas na área de tecnologia. Tudo que envolver o polo tecnológico e for de competência da prefeitura, como autorizações ambientais e urbanísticas, será agilizado. Nosso grande anseio é dar mais velocidade à implantação de empresas e indústrias. Estamos otimistas”, afirmou.

O coordenador de Inovação da Fiocruz Ceará, Odorico Monteiro, disse que este é um momento crucial para consolidar o Ceará no complexo econômico produtivo da saúde. “A Fiocruz Ceará tem se constituído como um diferencial importante em relação às outras unidades. Estamos em dez estados e uma das coisas importantes que têm caracterizado a Fiocruz Ceará é que ela está inserida como uma política de Estado. Ela já nasce com essa vocação de ser âncora de um distrito de inovação. Estamos construindo uma fábrica de mosquitos e iniciaremos, em breve, a primeira fábrica de vacina fora do Rio de Janeiro. Agora, precisamos definir todo esse projeto para atrair mais empresas”, concluiu.

Distrito de Inovação e Saúde

O Distrito de Inovação e Saúde é uma iniciativa do Governo do Ceará, em parceria com a Fiocruz e a Prefeitura do Eusébio, que reúne instituições públicas e privadas para pesquisa e serviços na área da saúde. As atividades do parque tecnológico incluem a produção de insumos farmacêuticos, reagentes para diagnósticos, materiais médico-hospitalares, vacinas e soluções d    gitais. O objetivo é fortalecer a economia local e estadual, garantir a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e aumentar a autonomia do Brasil no setor da saúde.