Seplag e universidades estaduais firmam parceria para a realização da Caravana Ceará Um Só

3 de abril de 2025 - 10:11 # # # #

Texto: Karlla Gadelha - Ascom Seplag | Fotos: Dennis Moraes - Ascom Seplag

O secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, recebeu, nesta quarta-feira (2), os reitores das universidades estaduais para discutir a parceria e a participação das instituições de ensino no projeto Caravana Ceará Um Só. Participaram da agenda, que ocorreu na sede da Seplag, os reitores da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Izabelle MontAlverne; da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hidelbrando Soares; e da Universidade Regional do Cariri (Urca), Carlos Kleber. O diretor da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Saulo Braga, também participou da reunião.

“A Caravana é governança interfederativa na prática. Além de apoiar diretamente os municípios, de forma objetiva, vamos mostrar onde e como o Estado está presente. Essa iniciativa é uma oportunidade única e pioneira no país, que iniciamos com a realização dos seminários Ceará Um Só, realizados em 2024 e 2025 em parceria com diversas entidades”, ressaltou o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini.

Idealizada pelo programa de governança interfederativa do Governo do Ceará, que é liderado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), em parceria com a EGPCE, a Caravana Ceará Um Só visitará as 14 regiões do Estado com o objetivo de fortalecer as gestões públicas dos municípios cearenses por meio de uma maior integração com o governo estadual, possibilitando elevar a qualificação técnica dos agentes públicos municipais e prepará-los para os desafios da administração local, incluindo a recepção da reforma tributária, que entrará em vigor em 2026.

Durante a reunião, o secretário conversou com os reitores sobre a colaboração de todos para viabilizar a infraestrutura da Caravana, com destaque para a necessidade de verificar quais campi podem receber a programação e os participantes. As universidades também foram convidadas a demonstrarem suas principais atividades e projetos ofertados em cada área visitada. “Nós vamos apoiar a Caravana em termos de logística e de estrutura, além de mostrar aquilo que as universidades vêm fazendo para o desenvolvimento das regiões e do Ceará”, destacou a reitora da UVA, Izabelle MontAlverne.

“A Caravana Ceará Um Só será muito importante nesta perspectiva da divulgação de serviços de ensino superior, de ciência e tecnologia e inovação, que as universidades, o sistema de Ciência e Tecnologia no Estado compartilha e disponibiliza para os municípios. Vejo que é um planejamento muito bom essa divisão para visitar as 14 macrorregiões e as universidades vão contribuir com a construção e a realização desse projeto”, apontou a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro.

A Caravana Ceará Um Só terá início no próximo dia 6 de maio, na região do Maciço de Baturité. A Caravana, que percorrerá as 14 regiões do Ceará, será encerrada no dia 19 de novembro, em Fortaleza. Durante os encontros, serão realizadas oficinas temáticas com temas como “Planejamento e gestão orçamentária”, “Reforma tributária (IBS): integração do ICMS e ISS”; “Governo digital: transformação digital nas organizações públicas”; “Captação de recursos com o Estado e o governo federal”; “Contratos de gestão, consórcios públicos e PPP”; “Controle interno, prestação de contas e LGPD”; “Estratégias para a reestruturação da Previdência municipal”; e “Gestão de pessoas”, dentre outros.

“Além das oficinas, os participantes terão acesso a um balanço das principais ações do Governo do Ceará em cada região”, complementou o secretário Alexandre Cialdini.