Seplag inicia curso de formação para novos servidores
15 de abril de 2025 - 17:48 #Servidores
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag
Os novos servidores da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), empossados pelo governador Elmano de Freitas nessa segunda-feira (15), iniciaram, nesta terça-feira (16), o curso de formação para o início da carreira como servidores públicos estaduais. O grupo foi recepcionado pelo secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, que enfatizou o esforço da atual gestão e a decisão do governador de realizar a convocação dos aprovados no certame para a Seplag.
“Estamos muito alegres por vocês efetivamente começarem a trabalhar na Seplag. O governador Elmano foi nota 10 nesse processo de convocação dos aprovados da Seplag, pois entendeu a prioridade na nossa Secretaria, que não selecionava servidores públicos há quase duas décadas. Montamos um curso muito interessante para que vocês se ambientem com a Seplag. Adianto que estamos vivendo um momento muito inovador. Precisaremos muito de vocês”, destacou o secretário Alexandre Cialdini.
Ao longo da manhã, os novos servidores assistiram, no auditório da Seplag, a apresentações sobre as secretarias executivas da Pasta e sobre a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE). “A motivação foi a força motriz que viabilizou vocês chegarem até aqui. Que vocês transformem essa força motriz em energia propulsora do que vocês vão construir doravante. Saibam que aqui não é o ponto final, mas a largada. Há muitas coisas para serem conquistadas. Usem como arma a mesma motivação que vocês tiveram para estudar e chegar até aqui”, ressaltou o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Roziano Linhares.
O diretor da EGPCE lembrou aos novos servidores a importância do momento para que eles se apropriem das atribuições da Seplag e conheçam a estrutura da Secretaria. Ele lembrou ainda que o curso de formação para os novos servidores continuará na próxima semana, abordando temas como relações interpessoais, liderança e ética, além dos sistemas digitais utilizados nos processos cotidianos da Seplag.
Representando o secretário executivo da Gestão e Governo Digital, José Garrido Braga Neto, a coordenadora de Gestão de Pessoas, Carmem Silvia, deu as boas-vindas aos novos servidores, apresentou a área pela qual é responsável e compartilhou um pouco sobre sua experiência como servidora pública. “Tenho certeza que vocês vão gostar da Seplag. Apesar de eu ter 44 anos de serviço público, eu sempre acho que as coisas podem ser melhores. Temos que olhar para frente e acreditar. Acreditem que o serviço público é muito bom. Fazemos muito pelos outros”, disse.
A secretária executiva de Planejamento e Orçamento da Seplag, Naiana Corrêa, foi representada pela coordenadora de Planejamento e Gestão para Resultados, Lara Costa. Ela lembrou aos recém-chegados a missão da Secretaria, os desafios a serem superados e o impacto que o trabalho dos servidores públicos possui na vida de cada cidadão cearense. “A responsabilidade é algo que é intrínseco à nossa missão. Temos uma missão muito grande na estrutura do Estado. Nosso papel é servir à população cearense. Atuamos diretamente com a população no processo de participação cidadã. Possuímos muita responsabilidade no assessoramento de todos os poderes. Temos o desafio de planejar e direcionar bem o orçamento para as políticas públicas que realmente gerem resultados para a população. Isso tudo garantindo o equilíbrio das contas estaduais”, resumiu.
O coordenador de Gestão Estratégica de TIC e Transformação Digital na Seplag, Daniel Bentes, também abordou o papel da sua área e a importância da chegada dos novos servidores para fortalecer ainda mais as políticas públicas.
A programação da manhã foi encerrada com uma visita às coordenadorias da Seplag.
Já no período da tarde, foram iniciadas as apresentações individuais das coordenadorias. Foram apresentadas a Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (CGDep), Coordenadoria Administrativo-Financeira (Coafi), Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), Coordenadoria de Gestão de Aquisições e Contratos Institucional (CGaci), Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), Coordenadoria de Gestão dos Serviços de Terceirização (Coset), Coordenadoria de Gestão Patrimonial e Recursos Logísticos (Copat), Coordenadoria de Modernização da Gestão do Estado (Comge), Coordenadoria de Gestão de Compras (Cogec) e a Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai).
A apresentação das coordenadorias prosseguirá nesta quarta-feira (16). Na próxima semana, a formação dos novos servidores terá continuidade com treinamentos realizados pela EGPCE.