Fecop: Seplag conhece impacto do Cartão Mais Infância em Horizonte

2 de maio de 2025 - 14:16 # #

Ascom Seplag

Os programas sociais do Governo do Ceará financiados com os recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), coordenado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), têm transformado a vida dos cearenses e contribuído para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Para conferir de perto os impactos do “Cartão Mais Infância”, uma das iniciativas financiadas com recursos do Fecop, a Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCop) da Seplag-CE realizou, na última quarta-feira (30), uma visita técnica ao município de Horizonte. O evento, realizado em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), que é responsável pela execução do programa “Cartão Mais Infância”, reuniu famílias daquele município beneficiadas com a iniciativa.

O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seplag-CE, Roziano Linhares, acompanhou a visita técnica e ressaltou a relevância das ações governamentais voltadas para a população em situação de vulnerabilidade. “Nós atuamos com o espírito de fraternidade. Todos somos irmãos e, por isso, devemos procurar os caminhos para combater as desigualdades. O Estado é um agente facilitador desse processo. Assim, o Governo do Ceará, por meio de programa como o ‘Cartão Mais Infância’, vem atuando de forma muito consistente para promover a melhoria de vida dos nossos irmãos cearenses, para que eles tenham mais oportunidades. Essa iniciativa, especificamente, é uma forma de contribuir para que as famílias e as crianças tenham mais qualidade de vida e um futuro mais promissor”, destacou.

A coordenadora da CPCop, Carmelita Sampaio, lembrou que as visitas presenciais aos projetos financiados com recursos do Fecop são fundamentais para acompanhar os resultados efetivos dessas ações. “Ouvir a população beneficiada com essas iniciativas é uma experiência muito rica. O ‘Cartão Mais Infância’ é um programa de transferência de renda que integra o programa Mais Infância Ceará, mas ele é muito mais do que isso, uma vez que está condicionado ao compromisso e à responsabilidade das famílias com outras ações complementares e intersetoriais nas áreas da saúde e da educação que são fundamentais para o melhor desenvolvimento das crianças”, explicou.

Famílias

Atualmente, 438 famílias com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses residentes em Horizonte são beneficiadas com o “Cartão Mais Infância”. Em todo o Ceará, são 150 mil famílias contempladas mensalmente com a transferência de renda de R$ 100 para auxiliar na segurança alimentar e na higiene infantil.

“O ‘Cartão Mais Infância’ veio muito a calhar no momento, pois é um valor que a gente recebe todo mês e ajuda muito sempre. É um complemento para a nossa família, que realmente enfrenta muita dificuldade. Quando recebemos esse dinheiro, sempre compramos alimentos e outros itens para as crianças, como fraldas” relata Rosineide Ferreira, uma das beneficiadas em Horizonte.

Orientação

Durante a visita técnica, a equipe da CPCop também acompanhou uma capacitação realizada pelos técnicos da SPS com as famílias beneficiadas. O objetivo foi orientar o público-alvo do “Cartão Mais Infância” sobre as condicionalidades da Política Pública Estadual da Primeira Infância, como os critérios obrigatórios para o acesso ao programa, os deveres das famílias com relação ao compromisso com a educação e saúde das crianças e a participação nas ações da Política de Assistência Social do território, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de cada localidade.

“É muito bom ver as três esferas de governo – municipal, estadual e federal – trabalhando juntos para cuidar das pessoas, que são o bem mais importante dos municípios”, destacou o prefeito de Horizonte, Nezinho Faria.

“Conforme orientação do nosso governador Elmano de Freitas, que a gente consiga trocar os cartões de transferência de renda por carteira de trabalho. Assim, as pessoas terão mais dignidade”, acrescentou a deputada estadual e primeira-dama do município de Horizonte, Jô Farias.

Equipe

Além do secretário executivo Roziano Linhares e da coordenadora Carmelita Sampaio, também participaram da visita os técnicos da Seplag Valberg Barbosa, Roberto Marinho, Shirly Guimarães, Márcia Gurgel e Arícia Pinheiro. Pela SPS, participaram Márcia Dutra, Erondina Lima e Mayara Lima.