Cogec: compras públicas com eficiência para o Estado e impacto para a sociedade
8 de maio de 2025 - 15:12 #Cogec #Por dentro da Seplag
TEXTO E FOTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | ARTE: Matheus Moraes
Mais do que garantir os subsídios para o bom funcionamento da administração pública, as compras governamentais também têm a importante função de aquecer a economia local e gerar emprego e renda. Nesse sentido, a Coordenadoria de Gestão de Compras (Cogec) da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) atua junto aos órgãos/entidades do Governo do Ceará para garantir o uso dos recursos públicos de forma eficiente e com impacto social.
Dividida em três células – Gestão Estratégica de Compras (Cegec), Gestão de Registro de Preços (CGrep) e Gestão de Sistemas de Compras (CGesc) -, a Cogec tem, entre suas atribuições, a definição de políticas, normas e procedimentos de compras governamentais; a coordenação e implementação de estratégias de compras junto aos órgãos/entidades do Poder Executivo estadual; a definição e orientação do desenvolvimento, implantação e gestão dos sistemas informatizados corporativos de compras; a coordenação dos processos de aquisição corporativa sob responsabilidade da coordenadoria; e a definição e promoção de estratégias de capacitação e orientação sobre compras governamentais para gestores e fornecedores.
“As compras públicas desempenham um papel estratégico na administração pública, pois viabilizam a aquisição de bens e serviços necessários ao funcionamento do Estado e à prestação de serviços à população. Além de garantir eficiência e transparência na gestão dos recursos públicos, esse processo também estimula o desenvolvimento da economia local ao valorizar fornecedores regionais e fortalecer a cadeia produtiva do próprio Estado”, enfatiza o coordenador da Cogec, Valdir Augusto da Silva.
De acordo com o coordenador, a Cogec atua em três eixos: Políticas, Normas e Diretrizes; Processos e Sistemas Corporativos; e Orientação e Capacitação. Nesses eixos, estão incluídos temas como a legislação que rege as compras públicas, o catálogo de bens e serviços, o cadastramento de fornecedores, a gestão e governança das contratações e a qualificação técnica dos agentes públicos envolvidos com o processo de compras governamentais. “Reconhecemos a importância da capacitação contínua dos gestores de compras públicas para garantir eficiência, transparência e legalidade nos processos de aquisição governamental”, diz.
Relevância
Atuando há 18 anos na Cogec, a orientadora da CGrep, Soraya Quixadá, orgulha-se de atuar na Coordenadoria e de contribuir para o avanço do Ceará. “A Cogec contribui decisivamente para o desenvolvimento do Ceará ao promover a eficiência e a transparência nas aquisições do Estado, com destaque para o sistema de registo de preços, que permite contratações mais ágeis, econômicas e planejadas, assegurando uma gestão mais eficaz dos recursos públicos e impactando na qualidade dos serviços prestados à população”, afirma.
O orientador da CGesc, Francisco José (Franzé) Coelho, acumula 16 anos de atuação na área e também reforça a relevância do planejamento e da gestão das compras públicas para o desenvolvimento estadual e a consequente melhoria de vida dos cearenses. “A gestão de compras exerce um papel estratégico para o desenvolvimento do Ceará ao garantir que os recursos públicos sejam aplicados com eficiência, transparência e foco em resultados. Por meio de processos bem estruturados, promove a competitividade e estimula políticas públicas relevantes, como a participação das micro e pequenas empresas e o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, contribuindo diretamente para o fortalecimento da economia local e assegurando o fornecimento de bens e serviços essenciais para o funcionamento da administração pública e a melhoria da qualidade de vida da população”, diz.
Portal de Compras
Para orientar os gestores públicos em todos os temas relativos às compras públicas, a Seplag criou o Portal de Compras. Lá, os agentes públicos e pessoas físicas e jurídicas interessadas em contratar com o Estado podem acessar editais de licitação, participar de cotações eletrônicas, consultar atas de registro de preços, realizar o cadastramento no Estado (no caso de fornecedores), emitir o certificado de registro cadastral (CRC), acompanhar o resultado das contratações e a legislação vigente. O Portal também oferece tutoriais, fluxos do processo de compras, painéis gerenciais para acompanhamento das políticas públicas de compras e suporte para orientar gestores públicos e fornecedores.
Rede de compras
Atualmente, a rede de compras públicas do Governo do Ceará possui cerca de 90 órgãos/entidades da administração pública direta e indireta e aproximadamente 800 unidades de ensino, que também atuam como unidades contratantes.
Ao longo do ano, a Cogec qualifica, orienta e assessora os agentes públicos envolvidos no processo de compras, bem como atua junto aos fornecedores para auxiliá-los a vender para a administração pública.
“Ao alinhar estratégias de aquisição entre os órgãos do Poder Executivo, a Cogec promove uma gestão integrada e racionalizada. Por meio de ferramentas como o sistema de gestão de compras – Licitaweb e a Cotação Eletrônica, a coordenadoria moderniza e agiliza os procedimentos, reduzindo custos operacionais e gerando economia de escala. Sua atuação contribui diretamente para a profissionalização da área, elevando o nível técnico dos gestores de compras e otimizando a aplicação dos recursos públicos. Além disso, ao incentivar a participação de fornecedores locais nos processos de compra, a Cogec fortalece o mercado regional e contribui para o aquecimento da economia local”, finaliza Valdir Augusto da Silva.