Avanços do programa Ceará Mais Digital são pauta de reunião entre Seplag e Casa Civil
9 de maio de 2025 - 16:33 #Ceará Mais Digital #Governo Digital #Transformação Digital
TEXTO: Raquel Mourão - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag
Nesta sexta-feira (9), a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) apresentou à Casa Civil os avanços do programa Ceará Mais Digital, iniciativa financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que busca promover a transformação digital pública do Estado. Realizado na sede da Seplag, o encontro marcou um importante momento de alinhamento entre as pastas, com foco em garantir que os benefícios da modernização dos serviços públicos cheguem, de forma efetiva, ao cidadão cearense.
Durante a apresentação, o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, enalteceu a parceria com a Casa Civil para o fortalecimento das ações do Ceará Mais Digital. Ele destacou o caráter interinstitucional do programa, que alia o desenvolvimento de soluções tecnológicas, a ampliação da conectividade, o aprimoramento da infraestrutura digital e a integração entre os órgãos estaduais para promover uma administração mais eficiente e centrada no cidadão.
“A Casa Civil tem nos dado um apoio substancial na recepção e na articulação dos produtos desenvolvidos pela Seplag para os demais órgãos, com base em um planejamento estratégico construído junto ao BID. O objetivo de todo esse esforço é garantir que os serviços cheguem ao cidadão de forma tempestiva, sem a necessidade de deslocamentos físicos, reduzindo custos e poupando tempo das famílias. Além disso, a transformação digital também contribui para diminuir os gastos na administração pública, ao gerar informações de qualidade que permitem racionalizar o custeio do Estado”, destacou o secretário Alexandre Cialdini.
O assessor especial para Inovação e Assuntos Extraordinários da Casa Civil, Antônio Vidal, ressaltou a importância do alinhamento entre as instituições do Governo do Ceará para garantir que a transformação digital avance de forma coordenada e focada na população. Para ele, o momento marca uma etapa significativa no fortalecimento da estratégia digital do Estado. “Hoje é uma tendência: o cidadão deseja — e já tem essa cultura — acessar serviços digitais para administrar melhor o tempo para a sua qualidade de vida. A grande dificuldade é a integração entre as diversas áreas do governo. E esse encontro é relevante porque a Casa Civil e a Seplag fortalecem o alinhamento das estratégias e da execução das ações.”
Vidal disse que está discutindo com a equipe da Seplag as ferramentas que serão necessárias e os desafios que precisam ser superados para que a transformação digital aconteça. “É uma jornada, mas o resultado é coletivo, é para o Estado. A Seplag já tinha o mapeamento desses sistemas, mas tinha dificuldade de interlocução entre outras secretarias e com a Casa Civil. Já estamos no estágio de mapear a estrada. Sabemos para onde vamos. A meta é integrar os dados, no conceito que chamamos de interoperabilidade. Sabemos o que precisamos fazer para que, através de dados e informações, consigamos entregar melhores serviços ao cidadão.”
Para o coordenador de Gestão Estratégica de TIC e Transformação Digital na Seplag, Daniel Bentes, o esforço para transformar digitalmente o Ceará tem como foco a melhoria da vida do cidadão. “Uma das coisas mais importantes desse projeto é a visão que o Governo do Estado tem de servir à população. Todo esse trabalho conjunto com a Casa Civil e outras secretarias, esse intercâmbio de conhecimento, essa união e esse processo de desenvolvimento de soluções visam atender melhor às necessidades do cidadão.”
Participaram ainda os gestores da Seplag Deborah Mithya (coordenadora da Unidade de Gerenciamento do Programa) e Sandro Valente ( gerente do projeto de construção do Plano de Transformação Digital) e a assessora da Casa Civil, Luiza Pacheco.