Letramento digital: Ceará avança em proposta educacional inovadora

13 de maio de 2025 - 15:04 # # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Marcos Moura

Mais do que o domínio das ferramentas tecnológicas, é preciso capacitar as pessoas para utilizarem as inovações disponíveis de forma crítica e eficiente, compreendendo os impactos sociais, culturais e éticos do uso da internet e das plataformas digitais. Nesse sentido, o titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Alexandre Cialdini, participou, no último dia 8 de maio, de uma reunião técnica da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (CCTES) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) para debater o projeto de indicação nº 147/2025, dirigido ao Poder Executivo. A reunião contou com a participação de representantes do poder público, da academia e da sociedade civil.

De autoria do deputado Acrísio Sena, o projeto de indicação estabelece diretrizes, com ênfase na inteligência artificial e sustentabilidade, para as ações de letramento digital a serem implementadas nas escolas públicas do Estado do Ceará como etapa do desenvolvimento cognitivo. Conforme o projeto, “as ações de letramento digital, incluindo a compreensão e o uso ético e responsável de tecnologias de Inteligência Artificial, respeitarão o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e moral dos alunos da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará”.

Ao participar do debate promovido na reunião técnica, o secretário Alexandre Cialdini reforçou a disposição do Governo do Ceará e da Seplag em avançar nas questões relacionadas ao letramento digital. Ele lembrou ainda que o Ceará possui vantagens competitivas importantes na área de tecnologia, com potencial para atração de novos negócios, impactando de forma positiva toda a sociedade.

“A gente já vem utilizando na Seplag vários instrumentos de inteligência artificial. Tivemos a maior execução orçamentária nos últimos 15 anos em decorrência da implantação de mecanismos de inteligência artificial. Contem conosco para a construção desse projeto exuberante. Pensar em inteligência artificial é também pensar em como não oligopolizar informações”, destacou Alexandre Cialdini.

Pioneirismo

Para o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e idealizador do Iracema Digital, Mauro Oliveira, que também participou da reunião técnica, a discussão sobre o tema é urgente, uma vez que ele possui grande impacto social e econômico.

“É um tema que nasceu dentro do Iracema Digital, a partir da discussão sobre o Projeto de Lei (PL) 4.937/2024, de autoria do senador Cid Gomes, que trata sobre a alfabetização na idade certa. Nós do Iracema Digital concluímos que o PL deveria ter algo mais moderno, que é a questão do letramento digital, com ênfase na inteligência artificial. Isso consta também na proposta do deputado Acrísio Sena, que busca respeitar todo o aspecto cognitivo dos jovens, democratizando o acesso à tecnologia. Assim, a ideia da proposta para o Governo do Ceará é permitir o debate, o conhecimento dos conceitos e o entendimento dos impactos que a inteligência artificial terá na nossa sociedade”, afirmou.

Conforme o professor Mauro Oliveira, caso a proposta do parlamento se torne um lei, o Ceará será um dos primeiros estados brasileiros a legislar sobre o tema. “O Ceará seria um dos primeiros estados do Brasil a ter em todas as suas escolas públicas uma iniciativa de letramento digital, que consiste no processo de fazer chegar esses conceitos, como o da inteligência artificial, e seus impactos aos jovens estudantes”, acrescentou.

Relevância

Na oportunidade, o deputado Acrísio Sena enfatizou que a educação é um direito fundamental e um dos pilares para a construção de uma sociedade justa e igualitária. “É imprescindível que essa alfabetização se amplie para incluir as competências digitais e a sustentabilidade. A inovação digital, quando integrada à alfabetização digital, deve ser socioambientalmente consciente e produtiva. É fundamental que a educação prepare os alunos não apenas para o uso das tecnologias, mas também para a compreensão de como essas tecnologias podem ser utilizadas para promover a sustentabilidade e a responsabilidade social”, ressaltou..

Debate

A reunião técnica também contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc); do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec); da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados, Serviços de Computação, de Informática e Novas Tecnologias da Informação do Estado do Ceará (SINDpd); da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice); da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes) do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI); da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME); do Centro de Referência em Inteligência Artificial (Cria) da UFC; e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).