Seplag e BNB articulam ações para modernizar a gestão pública e desenvolver o Ceará

23 de maio de 2025 - 16:35 # # # #

TEXTO E FOTOS: Dháfine Mazza - Ascom Seplag

Unir forças e convergir ações para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Ceará a partir da Caravana Ceará Um Só. Foi com esse objetivo que o titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), secretário Alexandre Cialdini, e a superintendente estadual do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no Ceará, Eliane Brasil, se reuniram, nesta sexta-feira (23), na sede da superintendência estadual da instituição financeira. Na ocasião, foram debatidas as oportunidades de fomento ao desenvolvimento territorial identificadas pela Caravana, que teve início no último dia 6 e já visitou quatro das 14 regiões de desenvolvimento do Ceará, e as formas de parceria entre o Governo do Ceará e o BNB para fortalecer os arranjos produtivos locais.

Durante o encontro, que também teve a participação do gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do Ceará do BNB, Ravel Mendonça, e do diretor executivo da Fundação Cetrede, Paulo Pequeno, o secretário Alexandre Cialdini reforçou o objetivo da Caravana, fruto do programa de governança interfederativa Ceará Um Só. Até o fim deste ano, a iniciativa, que já passou pelas regiões do Maciço de Baturité, Sertão de Canindé, Litoral Leste e Vale do Jaguaribe, percorrerá todas as 14 regiões de planejamento do Ceará, fortalecendo as gestões públicas municipais e promovendo uma maior integração com o governo estadual.

“O BNB tem uma identidade umbilical com a região e com o estado do Ceará. A orientação do governador Elmano de Freitas é que o desenvolvimento do Ceará precisa ser aprimorado a partir dos programas que o Banco já tem. Nesse sentido, o programa de governança interfederativa une os aspectos relacionados à produção econômica local, ao social e à logística do transporte. O BNB estará conosco em todas essas ações. E, obviamente, nós, Seplag, abriremos espaço para os aspectos financeiros do Banco. O objetivo é convergir de forma objetiva com essa união de esforços para o desenvolvimento econômico e social do Ceará”, afirmou o secretário Alexandre Cialdini.

A superintendente estadual do BNB enalteceu a iniciativa da Caravana Ceará Um Só e ressaltou a parceria do Banco com o governo estadual. “O Banco do Nordeste é parceiro do Governo do Ceará. Estamos participando do programa Ceará Um Só. Achamos extremamente importante essa iniciativa de escutar os municípios. O Banco tem o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) que nós entendemos que casa com a iniciativa do Governo do Ceará. Nessa escuta com os administradores dos municípios, estão aparecendo oportunidades de trabalharmos o desenvolvimento territorial com algumas atividades. Vamos juntar esforços para isso. Queremos estar mais próximos do Governo do Ceará e, através da Seplag, estamos conseguindo isso de uma forma mais efetiva que vai atender todos os objetivos, quer é desenvolver o nosso Estado”, disse Eliane Brasil.

Ceará Um Só

O programa de governança interfederativa com com parceiros estratégicos como a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE); o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede); o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-CE); a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE); o Conselho Regional de Economia Ceará (Corecon-CE); a Universidade Federal do Ceará (UFC); a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC); o Centro de Ensino Tecnológico (Centec); e o programa Ceará Sem Fome.

Os próximos encontros da Caravana Ceará Um Só ocorrerão nos dias 3 e 4 de junho, quando serão visitadas as regiões do Litoral Norte e do Litoral Oeste/Vale do Curu. O último encontro será em Fortaleza e está previsto para o dia 19 de novembro. Ao todo, a Caravana percorrerá cerca de 3.867 km, fortalecendo a articulação interfederativa e promovendo soluções para a modernização da gestão pública no Ceará.