Seplag promove reunião para discutir a governança do Distrito de Inovação e Saúde do Ceará
11 de julho de 2025 - 15:04 #Distrito de Inovação e Saúde do Ceará #Inovação
TEXTO: Raquel Mourão - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag
A Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag-CE) promoveu, nesta quinta-feira (10), na sede do órgão, uma reunião para discutir a estrutura de governança do Distrito de Inovação e Saúde do Ceará, localizado no município do Eusébio. Participaram do encontro representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Prefeitura do Eusébio e da Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde (Aditis), além da própria Seplag, que coordena o grupo técnico responsável pela definição da estrutura organizacional do equipamento.
Durante a agenda, o coordenador de Administração do Patrimônio Imobiliário (Coapi) da Seplag, Caio Vítor, apresentou uma proposta de estrutura de governança inspirada em experiências exitosas como o Porto Digital (PE) e o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP). O modelo toma como base princípios como o protagonismo do Governo do Estado, a colaboração multissetorial (por meio da chamada hélice tríplice — governo, setor privado e academia), a gestão profissional e despolitizada, a sustentabilidade financeira, a transparência e o foco em resultados.
“A ideia é que o Governo do Estado seja o protagonista nesse processo. Estamos falando de um projeto estratégico, que busca posicionar o Ceará como referência nacional e internacional em tecnologia aplicada à saúde, com foco em inovação em saúde. O Distrito tem o potencial de integrar desenvolvimento econômico e social, promovendo geração de empregos qualificados, atração de investimentos e impacto direto na melhoria da saúde pública”, destacou Caio Vítor.
A coordenadora da Fiocruz Ceará, Carla Fernandes, ressaltou a importância do modelo que está sendo elaborado. “A governança é o que vai guiar o Distrito pelos próximos anos. Temos avançado bastante. Acredito que, com mais uma ou duas reuniões, conseguiremos fechar a proposta para levar para as instâncias superiores”, disse.
Na ocasião, o grupo debateu a possibilidade de o Distrito contar com um conselho deliberativo, um comitê gestor, câmaras técnicas e um observatório para monitorar as ações e os indicadores do empreendimento.
Para a orientadora da Célula de Apoio Técnico Patrimonial de Imóveis Públicos da Seplag, Flávia Teixeira, o principal objetivo da governança é garantir que o empreendimento funcione de forma efetiva e gere resultados para a população. “Essa junção entre governo, setor privado e academia — o que chamamos de hélice tríplice — precisa acontecer para que dê retorno para a sociedade. O Distrito está localizado no Eusébio, mas a ideia é que dê retorno para todo o Ceará”.
Saiba Mais
O Distrito de Inovação e Saúde é uma iniciativa do Governo do Ceará, em parceria com a Fiocruz e a Prefeitura do Eusébio, reunindo instituições públicas e privadas para pesquisa e serviços na área da saúde. O equipamento tem como objetivo fortalecer a economia local e estadual, garantir a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e aumentar a autonomia do Brasil no setor da saúde.
As atividades do parque tecnológico, que tem previsão de entrega para o ano de 2030, incluem a produção de insumos farmacêuticos, reagentes para diagnósticos, materiais médico-hospitalares, vacinas e soluções digitais.