Seplag-CE encerra Pipa 2025 com foco especial nos policiais militares do Ceará
16 de julho de 2025 - 16:12 #PAI #Pipa
TEXTO E FOTOS: Dháfine Mazza - Ascom Seplag
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), encerrou nesta quarta-feira, os encontros presenciais da edição 2025 do Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria (Pipa). Neste ano, a iniciativa, que é executada pela Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai) da Seplag-CE, teve um foco especial nos profissionais da Polícia Militar aptos à aposentadoria.
A atividade desta quarta-feira ocorreu no Auditório da Polícia Militar e foi conduzida pelo especialista Manoel Enéas Mota, que, de forma inspiradora, apresentou aos participantes do Pipa a sua trajetória no serviço público e a sua reinvenção profissional após a aposentadoria. “Tudo que eu faço na vida é vibrando. É preciso ter amor ao que você faz e sempre se reinventar e aprender”, destacou o palestrante, animando e incentivando o público a se desafiar e a buscar constantemente a inovação na área profissional.
Assim como nos demais módulos do Pipa 2025, a palestra do especialista Manoel Enéas Alves Mota foi transmitida pela internet, por meio do canal da Escola de gestão Pública do Ceará (EGPCE) no YouTube, possibilitando o acompanhamento da formação pelos profissionais lotados no interior do Estado .
Conforme a coordenadora da Copai, Guirlanda Ponte, o conteúdo desta edição do Pipa 2025 contou com módulos diferenciados para atender às necessidades específicas da categoria militar. “Recebemos um retorno extremamente positivo dos militares participantes. É muito importante que o Governo do Ceará, por meio da Seplag, demonstre esse compromisso e atenção especial ao corpo militar do Estado. O secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, inclusive compartilhou a experiência do Pipa com o governador Elmano de Freitas, reforçando a relevância do programa. Estamos ouvindo atentamente as ponderações dos militares e o que eles esperam do Governo. A Seplag se coloca à disposição para ser o elo entre a categoria e o Executivo estadual, garantindo que suas demandas sejam ouvidas e atendidas”, afirmou.
Para o subtenente André Renê, do 21º Batalhão da PMCE, a formação foi uma excelente oportunidade para alinhar o planejamento de vida e aperfeiçoar habilidades pessoais. “Agradeço pela oportunidade de participar do curso, que nos incentiva a continuar aprendendo e aprimorando nossa capacidade de cuidar das nossas famílias, da saúde, das finanças e dos relacionamentos pessoais — tanto com os colegas de farda quanto com a sociedade que protegemos”, disse.
O primeiro tenente José Leônidas Barroso Filho também aprovou a iniciativa e destacou a relevância do Pipa para quem está prestes a se aposentar. “Esse curso foi muito importante para nossa saúde mental, social, familiar e financeira. Tivemos palestrantes muito qualificados, que trouxeram conteúdos relevantes para nossa realidade. É uma iniciativa que vai nos ajudar muito na preparação para a reserva, após 35 anos de trabalho dedicado e honestidade. Fico feliz que essa ação tenha sido realizada, pois faz toda a diferença para quem já viveu tanta experiência”, avaliou.
Saiba mais
A edição 2025 do Pipa teve início em 18 de junho. Ao todo, foram realizados cinco módulos: “preservação da autonomia”, “Aspectos físicos relacionados à capacidade funcional”, “Autonomia financeira”, “Conhecimento legal e autonomia” e “Tecnologia preservando a autonomia”.