Força-tarefa com inteligência artificial quer agilizar processos de gratificação na Seplag

22 de julho de 2025 - 16:47 # #

TEXTO: Raquel Mourão - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

A Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) deu início, neste mês, a um mutirão para agilizar a análise dos processos relacionados a gratificações funcionais. A maioria dos pedidos é de servidores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A ação é coordenada pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), em parceria com a Coordenadoria de Serviços Terceirizados (Coset) e a Assessoria Jurídica (Asjur), e tem como meta agilizar respostas aos servidores estaduais.

A operação envolve 30 servidores e colaboradores das três áreas. Um dos grandes diferenciais da força-tarefa é o uso de uma solução de inteligência artificial na análise dos processos, o que representa mais produtividade no trabalho. “Estamos utilizando uma ferramenta supermoderna que garante mais eficiência e velocidade. Vemos, em média, um ganho de duas vezes, ou seja, o analista que, no procedimento anterior, analisava um processo, com essa tecnologia, analisa dois processos ao mesmo tempo. Em alguns casos, esse ganho chega a quatro vezes”, explica o titular da Cogep, Isaac Figueiredo.

Para o secretário executivo de Gestão de Pessoas da Seplag, Garrido Neto, a agilidade na análise das gratificações é fundamental para garantir segurança jurídica e valorização no serviço público estadual. Ele elogiou a dedicação e profissionalismo do corpo funcional da Secretaria. “A equipe é muito comprometida com o zelo da imagem institucional da Seplag, como uma entidade da administração que cumpre seus objetivos, atinge suas metas e quer dar as melhores condições de trabalho para os servidores”, ressalta.