CGDep fortalece a gestão de pessoas na Seplag-CE e impulsiona qualidade no serviço público
23 de julho de 2025 - 09:15 #CGDEP #Por dentro da Seplag
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag | ARTE: Matheus Moraes
Políticas de gestão e desenvolvimento de pessoas na administração pública são essenciais para promover eficiência, motivação e qualificação permanente dos servidores, garantindo melhores serviços à sociedade. Por isso, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) conta com a Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (CGDep), responsável por planejar, coordenar e executar ações voltadas à valorização, capacitação, desempenho e bem-estar dos servidores públicos estaduais.
Com um quadro de 18 profissionais, a CGDep está dividida em duas células: “Gestão de Pessoas” e “Desenvolvimento de Pessoas e Gestão das Atividades de Terceirização”. Essas áreas são responsáveis pela administração de pessoal, desenvolvimento de competências, acompanhamento de contratos terceirizados e construção de um ambiente de trabalho eficiente, alinhado às diretrizes da Seplag-CE.
“As atribuições da CGDep são essenciais para garantir uma gestão de pessoas eficiente, o desenvolvimento contínuo dos servidores e a promoção de um ambiente organizacional alinhado aos objetivos estratégicos da Seplag”, destaca a titular da CGDep, Mara Teixeira.
Segundo ela, a coordenadoria acompanha e avalia planos, programas e ações de desenvolvimento de pessoas; valida e acompanha o Programa de Formação Inicial e Continuada; coordena estratégias para disseminar conhecimento e integrar as diversas áreas da Seplag; além de promover iniciativas para a melhoria do clima e da cultura organizacionais, focadas no alcance dos resultados.
Mara Teixeira reforça que a CGDep desempenha papel fundamental para que a Seplag atinja seus objetivos institucionais e exerça com excelência a gestão pública. “Por meio de suas iniciativas, são promovidos valorização, engajamento, reconhecimento e bem-estar dos servidores e colaboradores — fatores essenciais para a construção de um ambiente organizacional saudável e para a oferta de serviços públicos de qualidade”, afirma.
De acordo com a gestora, a atuação da CGDep também incentiva a inovação na gestão pública e busca consolidar uma cultura colaborativa, alinhando competências individuais aos objetivos da organização. A coordenadoria estimula a formação contínua, o trabalho integrado entre equipes, o aprimoramento do clima organizacional e o fortalecimento da identidade institucional.
Missão
A servidora Hebe Camurça destaca o papel estratégico da CGDep no fortalecimento da atuação dos servidores da Seplag. “A relevância da Coordenadoria se evidencia na implementação de iniciativas que promovem o bem-estar e mantêm os servidores da Seplag em níveis elevados de desempenho e excelência. Isso se reflete na qualidade do trabalho e no profissionalismo no atendimento às demandas que lhes são apresentadas por todos os órgãos e entidades do poder executivo estadual”, afirma.
A colaboradora Katerine Araújo reforça a relevante missão que os profissionais que atuam na CGDep devem cumprir. “É na CGDep que a vida funcional do servidor inicia e termina, indo da nomeação à aposentadoria. A área também promove a valorização dos servidores, com ações que fortalecem o desenvolvimento profissional, o bem-estar e o engajamento das equipes. Ao investir em qualificação, reconhecimento e inovação na gestão de pessoas, a Coordenadoria contribui diretamente para a melhoria dos serviços públicos e para o alcance dos objetivos institucionais da Seplag. Seu papel estratégico fortalece a gestão pública e contribui para que o Ceará entregue serviços cada vez melhores à população”, afirma a colaboradora.