Seplag e BNB firmam acordo para impulsionar cadeias produtivas estratégicas no CE

12 de agosto de 2025 - 08:49 # # #

TEXTO: Karlla Gadelha - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) celebraram, nesta segunda-feira (11), um acordo de cooperação técnica para fomentar cadeias produtivas locais, apoiar servidores efetivos e atrair mais investimentos para o Estado. O documento foi assinado pelo secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, e pela superintendente do BNB, Eliane Brasil. O gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do Ceará do BNB, Ravel Mendonça, também participou da agenda, realizada na sede da Seplag.

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Ceará, o acordo de cooperação possibilita a oferta de crédito pessoal, com recursos internos do BNB, e o financiamento de energia solar para servidores efetivos. A parceria prevê também a inserção do BNB no Programa Primeiro Passo, voltado à inclusão social e a preparação dos jovens para o mercado de trabalho, bem como a captação e atração de investimentos para o Estado. Além disso, as instituições irão atuar juntas no fortalecimento das cadeias produtivas apoiadas pelo Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), com destaque para os setores de Turismo e Cultura, entre outras ações.

Para o secretário Alexandre Cialdini, o acordo com o BNB, que já apoia a Caravana Ceará Um Só, reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento regional e com a valorização do servidor público. “Estamos sempre buscando parcerias com instituições que fortaleçam o trabalho da administração pública, estimulando o desenvolvimento do Ceará e ampliando a oferta de benefícios para os nossos servidores, que se dedicam diariamente à população. O BNB, com sua história e expertise, podem contribuir muito com a jornada da Seplag e do Governo”, destaca.

Segundo a superintendente Eliane Brasil, o pacto de colaboração mútua intensifica a parceria entre as instituições. “O Banco do Nordeste trabalha com acordo de cooperação para estreitar laços e trocar informações sem ferir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), mas principalmente para ofertar uma série de produtos para os servidores e para o próprio Estado. As ferramentas existentes são excelentes e tendo uma real noção do que acontece no Estado, a gente pode atuar como um vetor de desenvolvimento”, aponta Eliane Brasil.