Caravana Ceará Um Só mobiliza a Serra da Ibiapaba para acelerar desenvolvimento no Estado

14 de agosto de 2025 - 16:28 # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

A Caravana Ceará Um Só retomou, nesta quinta-feira (14), sua jornada de inovação, qualificação e integração entre o Governo do Ceará e os municípios do Estado. A sétima parada da Caravana, iniciativa liderada pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), visitou a Serra da Ibiapaba, reunindo gestores, servidores e técnicos dos nove municípios que compõem a região. O encontro ocorreu em Tianguá e atualizou o público presente em temas relevantes para a administração pública, promoveu a troca de experiências e colocou à disposição dos municípios as soluções inovadoras do Estado para otimizar a gestão.

Ao abrir a programação, o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, lembrou que a Caravana é uma das ações do programa de governança interfederativa Ceará Um Só, uma decisão política do governador Elmano de Freitas para acelerar o desenvolvimento socioeconômico estadual por meio da maior integração com os municípios. “Este evento é muito importante para entendermos que não há uma separação entre as dimensões técnica e política. É na política que a gente consegue fazer as transformações, promover as mudanças econômicas, sociais e ambientais. E todas as nossas ações técnicas têm que ter um caminho de viabilidade política. É preciso escolhermos a melhor técnica para que sejam realizadas as melhores políticas públicas. Então, estamos aqui, realizando discussões técnicas, em decorrência da política, da visão do gestor Elmano de Freitas”, afirmou.

A solenidade de abertura do evento contou ainda com a presença do diretor da EGPCE, Saulo Braga; do prefeito de Tianguá, Alex Nunes; do deputado estadual Alysson Aguiar; e do presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Dimas de Oliveira. Também prestigiaram o encontro o prefeito de Ibiapina, Marcos Lima; o prefeito de Carnaubal, José Weliton; o prefeito de Viçosa do Ceará, Eurico Arruda; o prefeito em exercício de Croatá, Márcio Onofre; e a reitora da Universidade Vale do Acaraú (UVA), Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque, dentre outras autoridades.

“Este é um momento muito rico para todos os municípios da Serra da Ibiapaba. Agradeço por trazerem a Caravana Ceará Um Só para a capital da Serra. Juntos, com a união de todos os prefeitos da Região, avançaremos cada vez mais”, disse o prefeito de Tianguá.

Governança interfederativa

A programação técnica foi aberta com o painel “Governança interfederativa e a participação do Governo em cada região”, ministrado pelo secretário Alexandre Cialdini. Em sua explanação, o gestor destacou os principais números da participação do governo estadual na região da Serra da Ibiapaba, a exemplo dos investimentos realizados entre 2023 e 2024 em áreas como infraestrutura e mobilidade; educação básica; educação profissional; saneamento básico; e agricultura familiar, agronegócio, pesca e aquicultura.

“A ampliação dos investimentos depende muito do poder local. Quanto maior a integração com o Estado, maior será a ampliação da qualidade das políticas públicas. É por isso que a Caravana Ceará Um Só tem o objetivo de aumentar e fortalecer a integração entre governo estadual e administrações municipais”, ressaltou Cialdini.

Termos de cooperação

Durante o evento, foram assinados com os municípios da Serra da Ibiapaba termos de cooperação com o programa Ceará Sem Fome e com a EGPCE.

“O programa Ceará Sem Fome, liderado pela primeira-dama Lia de Freitas, é uma iniciativa extremamente importante para promover a segurança alimentar e movimentar a economia do nosso Estado. Já o termo de cooperação com a EGPCE aproxima ainda mais Estado e municípios por meio da qualificação gratuita e de alto nível em áreas fundamentais para a administração pública”, destacou o secretário Alexandre Cialdini.

Programação

A programação da Caravana Ceará Um Só em Tianguá incluiu ainda as apresentações “Como Estado e municípios podem consolidar os avanços educacionais no Ceará”, com a ex-governadora e professora Izolda Cela; “Panorama socioeconômico das regiões de planejamento do Ceará: região da Serra da Ibiapaba”, conduzido pelo diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Alfredo Pessoa; e “Regularização fundiária – o trabalho do Idace na Região da Serra da Ibiapaba”.

Os gestores e técnicos municipais presentes à Caravana Ceará Um Só também conferiram uma apresentação sobre o programa Ceará Sem Fome e participaram de oficinas temáticas que abordaram assuntos como governo digital, reforma tributária, previdência municipal, gestão financeira, captação de recursos não-onerosos e Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), dentre outros.

Parcerias

A Caravana Ceará Um Só conta com a parceria de instituições como a Universidade Federal do Ceará (UFC); o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede); a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC); o Centro de Ensino Tecnológico (Centec); o programa Ceará Sem Fome; o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-CE); a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE); Conselho Regional de Economia Ceará (Corecon-CE); e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

A jornada de capacitação e integração teve início em maio deste ano e seguirá até o próximo mês de novembro, visitando todas as 14 regiões de planejamento do Ceará. Nesta sexta-feira (15), a Caravana chegará à sua oitava região visitada, com o evento na região do Sertão de Sobral.