Seplag recebe mais 21 novos servidores para fortalecer a gestão pública no Ceará
18 de agosto de 2025 - 15:44 #Gestão Pública #Planejamento #Servidores
TEXTO: Larissa Falcão - Ascom Casa Civil | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag
Com a posse desta segunda-feira (18), são 46 novos servidores aprovados a partir do último concurso para a pasta
O Governo do Ceará empossou, nesta segunda-feira (18), mais 21 novos servidores para a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), em cerimônia realizada na sede da pasta, no Centro Administrativo do Cambeba, em Fortaleza. Os empossados foram aprovados no último concurso e se unem aos outros 25 nomeados em abril deste ano.
Com essas nomeações, a Seplag agora conta com 46 novos servidores, fortalecendo a gestão pública no Ceará. “É um cumprimento das premissas e das políticas lideradas pelo governador Elmano de Freitas, para fortalecer o corpo funcional da Seplag. Estamos, nesta segunda fase, trazendo esses novos 21 servidores”, explicou o titular da Seplag, Alexandre Cialdini.
Após 18 anos sem realizar concurso para a Seplag, o Governo do Ceará lançou, em 2024, um certamente com inscrições para 52 vagas. Foram ofertadas 30 para o cargo de Analista de Gestão Pública (na área de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Governança e Gestão Corporativa, Ciência da Computação ou afins na área da Tecnologia da Informação e Comunicação, e Contabilidade Pública); e 22 vagas para o cargo de Analista de Planejamento e Orçamento. Ao todo, 6.342 pessoas se inscreveram. As provas foram realizadas em julho do ano passado.
“Os novos servidores vão ocupar as áreas de planejamento orçamentário, gestão de material e patrimônio. Vamos ter também componentes na Escola de Gestão Pública, no processo de gestão financeira e no plano Ceará 2050”, detalha o secretário.
Os empossados participarão de formação com foco na integração nos dias 18 e 19 de agosto, na sede da Seplag, com apresentação da Secretaria em geral, das coordenadorias e unidades vinculadas.
As instalações da Seplag passaram por um processo de remodelação para criar um ambiente que estimule a colaboração e a criatividade, e melhor acolher os novos servidores. “A Seplag está aberta para inovação com responsabilidade. A sociedade espera de nós eficiência e justiça”, reforçou Alexandre Cialdini.
De 2023 até o momento, o Estado nomeou cerca de 8.963 servidores aprovados em diferentes concursos para diversas áreas.
Para cuidar dos cearenses
Natural de Baturité, a cearense Denise Maria Albino, de 31 anos, iniciou nesta segunda-feira a carreira como servidora pública. Um sonho alimentado desde o curso de Administração Pública na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
“Eu sempre tive o pensamento de servir à sociedade, principalmente na área de planejamento. Minha mãe me incentivou, trabalhando de domingo a domingo como doméstica, para que eu conseguisse”, reconhece Denise, que assinou o termo de posse ao lado da mãe, Maria de Fátima Albino, 70.
O fortalezense e administrador Francisco Viana dos Santos, 44, é o novo analista de Planejamento e Orçamento do Estado do Ceará. Acompanhado da esposa Magda Marinho, 41, e dos pais, Maria de Fátima Arruda, 65, e José Viana, 70, ele também assinou o termo de posse.
“Mais que a valorização profissional, eu quero retribuir à sociedade. Acredito que vou contribuir com o meu estado, aumentar a qualidade de vida para o nosso povo”, diz.
A conquista de Francisco é resultado de muita dedicação. Aprovado em dois concursos anteriores (estadual e federal) de nível médio, o da Seplag foi o primeiro de nível superior em que conseguiu aprovação.
“Eu vim de uma origem humilde, então só o estudo poderia me proporcionar isso”, acrescenta o administrador, que estudou em escola pública e, em 2009, passou no concurso da Polícia Militar do Ceará, permanecendo na instituição até ingressar, por meio de certame, no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em 2013.
Cada posse do filho representa uma emoção diferente para Maria de Fátima Arruda. “Ele estudava até 3 horas da manhã para conseguir esse cargo. Eu me emociono, porque eu sou dona de casa, e o pai dele era pedreiro até se aposentar”, conta Maria de Fátima.
Outra analista empossada é a economista e doutora em Desenvolvimento Local e Cooperação Internacional, Camila Ribeiro, 37. Natural de Maceió, em Alagoas, Camila era servidora pública federal em Brasília, onde morava desde 2021.
“A minha história no Ceará começou no doutorado pela Universidade de Valência [na Espanha], cujo objeto de pesquisa foi em Fortaleza. Além disso, por ser Nordeste, existe uma identidade com o lugar em que eu nasci. E a Seplag é reconhecida, no âmbito da gestão pública, por políticas públicas e atuações inovadoras, muito à frente, com uma carreira que valoriza o servidor”, pontua Camila.