Seplag apresenta à Seduc inovações para a otimização do cadastro de bens imóveis
20 de agosto de 2025 - 13:19
Ascom Seplag
Como parte dos esforços para otimizar a administração e a destinação de bens imóveis estaduais, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Secretaria Executiva de Gestão de Compras e Patrimônio, realizou, nesta semana, reunião com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) para tratar da atualização cadastral dos cerca de 2 mil registros da Pasta no Sistema Geral de Bens Imóveis (SGBI). Na ocasião, a Seplag-CE apresentou as inovações desenvolvidas para a gestão do patrimônio imóvel, como o painel de Business Intelligence de imóveis e as funcionalidades Janela de Oportunidades e a Linha do Tempo, implantadas no SGBI.
De acordo com o secretário executivo de Gestão de Compras e Patrimônio da Seplag-CE, Sidney Leão, a atualização cadastral dos imóveis da Seduc e de outros órgãos faz parte do trabalho para a formalização de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) que será firmado entre o Governo do Ceará e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), com o objetivo de garantir maior transparência, regularidade e eficiência na gestão patrimonial do Estado.
“Essa iniciativa tem como objetivo padronizar e organizar o banco de dados de todos os imóveis pertencentes ao Governo do Estado do Ceará, incluindo registros de cessões e doações realizadas ao longo dos últimos 25 anos. Além do trabalho em curso na Seduc, também estamos atuando na atualização do cadastro de imóveis do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A previsão é que, até o fim deste ano, outros órgãos e entidades estaduais também sejam visitados e orientados a realizar a atualização e higienização de suas bases de dados patrimoniais”, destacou Sidney Leão.
Conforme a coordenadora de Regularização Fundiária e Desapropriações, Regina Fideles, o SGBI está passando por diversas intervenções de modernização, tornando-o mais atualizado, intuitivo e fácil de manter. “A Seplag continuará trabalhando para otimizar a gestão dos bens imóveis, alinhando processos com órgãos e entidades do Governo do Estado, sempre com foco na preservação do patrimônio público que está a serviço dos cidadãos”, declarou.