Curso de brigadista prepara servidores da Seplag-CE para agir em situações de emergência
26 de agosto de 2025 - 10:34
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag
A segurança no ambiente de trabalho engloba muitos aspectos, incluindo o conhecimento sobre como agir em situações de emergência, a exemplo de incêndios. Para preparar seus servidores e colaboradores para a ação técnica e racional diante desse tipo de acidente, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), capacitou representantes do seu quadro funcional no curso “Formação de brigadas de incêndio”.
Idealizada pela Célula de Manutenção, Infraestrutura e Sustentabilidade Institucional (Cemis) da Coordenadoria Administrativo-Financeira (Coafi) da Seplag-CE, a ação ocorreu de 18 a 22 de agosto e incluiu aulas teóricas e práticas. Ao todo, foram qualificadas 25 pessoas, incluindo profissionais de outros órgãos e entidades localizados no Edifício Seplag, como a Secretaria das Cidades, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e a Defensoria Pública.
“A iniciativa reafirma o compromisso da Seplag em adotar medidas preventivas e permanentes voltadas à segurança. O curso de brigadista, somado às demais ações estruturais em andamento, fortalece a cultura de prevenção, amplia a capacidade de resposta em situações de emergência e assegura maior proteção à vida e ao patrimônio público. É um passo fundamental para consolidar ambientes de trabalho mais seguros, modernos e alinhados às melhores práticas da gestão pública”, destacou o orientador da Cemis, Valdir Pinheiro Lima Filho.
Para a colaboradora Samara Negreiros, a experiência foi enriquecedora e lhe conferiu mais segurança para agir em momentos de emergência, seja no trabalho ou em outro ambiente. “Muitas vezes, não sabemos como reagir diante de imprevistos. Com a qualificação que recebemos no curso, conseguimos conhecimentos que podemos usar no nosso dia a dia no trabalho, em casa ou em outros locais. As orientações que recebemos podem ajudar a salvar vidas. Toda empresa deveria investir nesse curso”, disse.
Relevância
O subtenente do CBMCE, Reginaldo Ximenes, reforçou a relevância do treinamento para a preservação de vidas e do patrimônio material. “Ter uma equipe treinada e presente no local faz toda a diferença: em poucos minutos, a brigada consegue controlar princípios de incêndio, evitando que a situação se agrave, protegendo vidas e reduzindo prejuízos ao patrimônio. Muitas vezes, quando o Corpo de Bombeiros chega, o foco inicial já se propagou, tornando o combate mais difícil e oneroso. Por isso, contar com um grupo de pessoas capacitadas, como exige a própria legislação, é uma medida essencial para garantir segurança, agilidade e eficiência na resposta a emergências”, afirmou.