Reforma tributária: Seplag e Aprece fortalecem parceria para qualificação dos municípios

1 de setembro de 2025 - 16:47 # #

Dháfine Mazza - Ascom Seplag

Crescer de forma consistente, sustentável e lado a lado com os municípios é um dos objetivos do Governo do Ceará, que, por meio do programa Ceará Um Só, liderado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), tem se aproximado cada vez mais das gestões municipais. Nesse sentido, o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, recebeu, nesta segunda-feira (1º), o presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Apece), Joacy Alves dos Santos Junior, e o diretor da Escola de gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Saulo Braga, para tratar sobre ações destinadas a auxiliar os municípios em seus desafios.

Durante o encontro, o secretário Alexandre Cialdini reforçou a disposição da Seplag-CE em contribuir na preparação dos municípios para a reforma tributária, cuja transição terá início em 2026. O tema, inclusive, vem sendo abordado na Caravana Ceará Um Só, que está percorrendo as 14 regiões de planejamento do Ceará, e será tratado de forma aprofundada durante o seminário “Governança Interfederativa e Reforma Tributária”, que ocorrerá no próximo dia 4 de setembro, das 9h às 13h, no auditório da Secretaria.

“Nosso papel, enquanto Governo do Estado, é apoiar os gestores municipais nesse processo de transição, oferecendo capacitação técnica, orientações e instrumentos que permitam planejar com segurança. Uma boa preparação fará com que os municípios não apenas cumpram suas obrigações, mas também aproveitem as oportunidades que a reforma tributária trará para estimular investimentos, ampliar a oferta de serviços públicos e fortalecer o desenvolvimento regional”, destacou Cialdini.

O presidente da Aprece agradeceu a parceria do Governo do Ceará, por meio da Seplag-CE, e reforçou o compromisso de mobilizar gestores e técnicos municipais para os eventos que tratam sobre a reforma tributária e outros temas de interesse comum aos cidadãos cearenses.

“O compartilhamento de conhecimento e de boas práticas sobre temas estratégicos, como a reforma tributária, garante que os municípios estejam mais preparados para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades. Ao unirmos esforços, ampliamos a capacidade de planejamento, asseguramos mais eficiência na aplicação dos recursos e oferecemos condições para que as prefeituras prestem melhores serviços à população. Essa cooperação é um passo decisivo para que os municípios cearenses avancem de forma conjunta, com mais equilíbrio e sustentabilidade”, ressaltou Joacy Alves.

Conhecimento compartilhado

Na oportunidade, o diretor da EGPCE lembrou que a escola vem firmando importantes parcerias com os municípios para oferecer qualificação gratuita aos gestores e técnicos municipais. “Nosso papel é preparar gestores e servidores para os desafios atuais e futuros, oferecendo conhecimento atualizado e acessível. Qualificar a gestão é investir em serviços mais eficientes e em um Estado mais moderno e preparado para atender às necessidades da população”, disse.

Seminário

O seminário “Governança Interfederativa e Reforma Tributária”, que ocorrerá nesta quinta-feira (4), é gratuito e voltado para gestores e servidores públicos, além de profissionais e estudantes das áreas tributária e contábil. Interessados podem se inscrever no site da EGPCE.

Além do secretário Alexandre Cialdini, a programação do evento terá a participação da presidente do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), Célia Carvalho, e da economista e consultora Vivian Almeida.