Seplag finaliza testes práticos da ferramenta Janelas de Oportunidades

2 de setembro de 2025 - 08:58 # # # #

TEXTO: Ascom Seplag

Com o objetivo de  identificar e disponibilizar imóveis sem uso que possam ser de interesse para projetos e ações de órgãos e entidades da administração pública estadual, o Governo do Ceará lançou a ferramenta Janela de Oportunidades para imóveis públicos. A solução tecnológica inovadora finalizou os primeiros testes práticos com a disponibilização de três terrenos pertencentes ao Estado.

“A plataforma promove uma comunicação mais eficaz, aumentando a transparência e a eficiência nas interações entre gestores. A Janela de Oportunidades tem apoio em dados geolocalizados de desenvolvimento e renda da área onde o imóvel está localizado, proporcionando acesso facilitado a informações de qualidade, permitindo aos gestores dados mais robustos nos processos de tomada de decisão, com base no relatório técnico orientativo elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)”, aponta o secretário executivo de Gestão de Compras e Patrimônio, Sidney Leão.

A “Janela de Oportunidades” está disponível no Sistema de Gestão de Bens Imóveis (SGBI), na aba “Oportunidades”. A ferramenta tecnológica oferece mapas interativos com os imóveis geolocalizados que permite, inclusive, a visualização de equipamentos públicos no entorno (com raio customizável). A plataforma está em plena operação e já é utilizada por todos os órgãos do Governo. 

Testes práticos

A iniciativa iniciou com um piloto composto por três terrenos pertencentes ao Estado, localizados em Aquiraz. A ferramenta ficou aberta para manifestações de interesse até o dia 30 de julho. Encerrado o prazo e sem interesse registrado, o Ipece elaborou um estudo técnico sobre o imóvel, que foi enviado à Secretaria da Fazenda (Sefaz). Com o estudo, a Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará (CearaPar), vinculada à Sefaz, disponibiliza o imóvel para avaliação pelo Conselho de Gestão de Ativos Imobiliários do Estado do Ceará (Conag), que decidirá sobre o destino mais adequado para o Estado.