Fecop: beneficiados com programa Auxílio Catador em Quixadá recebem visita da Seplag-CE
11 de setembro de 2025 - 14:11 #Auxílio Catador #Fecop
TEXTO E FOTOS: Dháfine Mazza - Ascom Seplag
Renda, dignidade, sustentabilidade e transformação social e ambiental são apenas alguns dos benefícios gerados pelo programa Auxílio Catador, iniciativa do Governo do Ceará que é executada pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e conta com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), administrado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE). Para acompanhar os impactos do programa e o cumprimento das metas previstas para 2025, gestores e técnicos da Seplag-CE e da Sema visitaram, nessa quarta-feira (10), a Associação de Catadores e Recicladores de Quixadá, na região do Sertão Central do Ceará.
Durante a visita, os técnicos da Sema apresentaram os principais números do programa Auxílio Catador, que foi criado em 2020 pela lei nº 17.256 e, atualmente, beneficia 3.655 pessoas em 135 municípios cearenses. A iniciativa busca melhorar a qualidade de vida dos catadores e promover a inclusão social; fortalecer o associativismo e o cooperativismo; aumentar o volume de materiais reciclados no Ceará; e elevar a renda em 1/4 do salário mínimo, mensalmente, dos beneficiários. Para alcançar esses objetivos, serão destinados, apenas em 2025, cerca de R$ 15 milhões provenientes do Fecop.
“O Fecop é um instrumento de transformação estrutural. Seu propósito é reduzir de forma contínua a pobreza no Ceará, garantindo que as populações mais vulneráveis tenham acesso a bens e serviços essenciais, além de investir no capital humano e social. É uma política que assegura não apenas a sobrevivência digna, mas também a construção de oportunidades para um futuro melhor”, destacou a coordenadora da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCop) da Seplag-CE, Carmelita Sampaio.
Dignidade
Para os beneficiários, a transferência de renda realizada por meio de cartão bancário personalizado tem contribuído para estimular a atividade e garantir condições mais dignas de vida. É o caso da catadora Lúcia Graziela, que conta com o benefício para sustentar as duas filhas com idades de cinco e um ano e meio. “Trabalhamos muito, mas a renda da coleta ainda é baixa. Assim, o cartão do programa Auxílio Catador está nos ajudando muito. Com esse dinheiro, consigo comprar fraldas e outros itens necessários para as minhas filhas”, contou.
O presidente da Associação de Catadores e Recicladores de Quixadá, José Adauto, que atua como catador há 15 anos, agradeceu a visita da Sema e da Seplag-CE e enalteceu a política pública do Governo do Ceará voltada para a categoria. “Agradecemos a visita e reforçamos que nosso trabalho é de grande importância para a comunidade. Sempre que recebemos os recursos, reconhecemos o esforço de todos os envolvidos. O programa tem sido fundamental, pois auxilia e incentiva os catadores, fortalecendo nossas ações e agregando valor ao que fazemos”, disse.
União
A visita também contou com a participação do presidente da Rede de Catadores do Estado do Ceará, Cícero Sousa, que reforçou a relevância do programa auxílio catador, do trabalho realizado pela categoria e da organização e união de todos que atuam na área.
“A gente carrega na nossa simbologia algumas frases criadas por nós. Uma delas diz o seguinte: ‘juntos e unidos, da luta somos nascidos. Sempre damos um jeito, da luta aos direitos. População unida vai poder nos ajudar. Para salvar nosso planeta, vamos juntos reciclar’. A gente entende que, quando os braços se unem, a individualidade deixa de acontecer e passamos a focar no coletivo”, ressaltou.
Integrantes
Além da coordenadora Carmelita Sampaio, a comitiva da Seplag contou com os técnicos Ricardo Silveira, Roberto Marinho, Valberg Barbosa, Gabriel Souza, Shirly Guimarães, Márcia Gurgel e Arícia Pinheiro.
Pela Sema, participaram o coordenador financeiro Maik Santos e as técnicas do programa Auxílio Catador: Celiane Martins, Eliana Oliveira e Renata Martins, lotadas na lotadas na Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável.