Seplag-CE conclui diagnóstico de imóveis da Seduc e reforça modernização do SGBI

11 de setembro de 2025 - 09:43

TEXTO: Dhafine Mazza - Ascom Seplag

Reforçando o compromisso com a regularidade e a transparência patrimonial do Governo do Ceará, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Gestão de Informações, Registros e Desapropriações (Cored), finalizou, no início de setembro, o diagnóstico da base cadastral de imóveis da Secretaria da Educação (Seduc). A ação integrou o projeto-piloto das ações de saneamento da base de dados do Sistema de Gerenciamento de Bens Imóveis (SGBI).

O secretário executivo de Gestão de Compras e Patrimônio da Seplag-CE, Sidney Leão, destacou que o cadastro dos imóveis da Seduc e de outros órgãos estaduais faz parte da preparação para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) entre o Governo do Ceará e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). O acordo tem como meta reforçar a transparência, a regularidade e a eficiência na administração patrimonial do Estado.

“O trabalho realizado contemplou a identificação e o georreferenciamento das escolas sob responsabilidade da Seduc, bem como dos imóveis registrados no SGBI. Esses achados contribuem para orientar os próximos passos e fortalecer a gestão do patrimônio público de forma mais organizada e transparente. Precisamos aprimorar continuamente nossos registros patrimoniais”, enfatizou a coordenadora da Cored, Regina Fideles.

Modernização

A gestora reforça ainda que o SGBI vem passando por um processo de modernização que o torna mais intuitivo, atualizado e de fácil manutenção. “A iniciativa faz parte do compromisso da Seplag em aprimorar a gestão dos bens imóveis do Estado, promovendo o alinhamento de processos com órgãos e entidades governamentais. O objetivo central é garantir a preservação do patrimônio público, assegurando que ele continue a servir com eficiência e transparência à sociedade cearense”, afirmou Fideles.