Ceará amplia recursos no Sertão dos Inhamuns e fortalece governança interfederativa

23 de setembro de 2025 - 16:47 # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Carlos Pontes - EGPCE

O valor do investimento empenhado pelo Governo do Ceará para a região do Sertão dos Inhamuns saltou quase 100% entre 2023 e 2024, passando de R$ 30,7 milhões para R$ 61,2 milhões. As áreas que receberam mais recursos foram infraestrutura e mobilidade, saneamento básico, educação básica e agricultura familiar e agronegócio. Os números foram apresentados nesta terça-feira (23) pelo titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Alexandre Cialdini, durante a Caravana Ceará Um Só realizada em Tauá. O evento reuniu gestores e técnicos dos cinco municípios da região, que também inclui Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Quiterianópolis.

A Caravana Ceará Um Só é uma das ações do programa de governança interfederativa Ceará Um Só, liderado pela Seplag-CE com o objetivo de aproximar municípios e Estado e acelerar o desenvolvimento socioeconômico cearense. “O fato de estarmos aqui hoje só foi possível pela decisão política do governador Elmano de Freitas, que acredita na união dos entes federados para a obtenção de resultados melhores para as demandas dos cearenses. É na política que a gente consegue fazer as grandes transformações. Por isso, é tão importante termos gestores públicos com entendimento sobre identidade territorial. Agradeço ao governador por acreditar na Caravana”, destacou Alexandre Cialdini na abertura do evento em Tauá.

A solenidade também contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho; da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar; do presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Dimas de Oliveira; do diretor da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Saulo Braga; e do gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do Ceará do Banco do Nordeste (BNB), Ravel Mendonça.

“Tratar o programa de governança interfederativa é uma ideia extraordinária. É nos municípios que as pessoas vivem, estudam, trabalham e buscam o serviço público, onde o poder está mais próximo do cidadão. No entanto, infelizmente, é justamente o município que recebe a menor fatia na divisão do bolo tributário nacional. Por isso, a governança interfederativa é fundamental para assegurar o financiamento das políticas públicas e fortalecer a atuação do Estado em todas as suas esferas”, declarou o secretário Domingos Filho.

A prefeita Patrícia Aguiar agradeceu a iniciativa da Caravana Ceará Um Só e ressaltou ao público presente a necessidade de constante qualificação para dar respostas adequadas às demandas sociais. “Hoje é um dia de muita alegria para Tauá e toda a região dos Inhamuns. A gente sempre fala em território. Todos os municípios da região são irmãos nos desafios e sonhos. Nós agradecemos ao Governo do Ceará pela Caravana Ceará Um Só. É um movimento extraordinário que o Estado promove para que a gente consiga, através do diálogo social, pensar juntos e caminhar unidos rumo aos nossos objetivos e à superação dos nossos desafios. Os temas abordados estão alinhados ao que precisamos para o nosso crescimento”, afirmou, lembrando que o serviço público está muito além dos mandatos eletivos.

Também presente ao evento com uma comitiva de aproximadamente 70 pessoas, o prefeito de Aiuaba, Neto Feitosa, enalteceu a relevância dos temas abordados nas oficinas temáticas da Caravana Ceará Um Só – Captação de recursos não onerosos, Previdência, governo digital e reforma tributária, dentre outros – para o desenvolvimento dos municípios. “Temos aqui uma reunião de gênios. É uma grande oportunidade para qualificarmos o nosso povo”, disse.

Trilha de conhecimento

Durante o encontro, o diretor da EGPCE destacou que a Caravana Ceará Um Só não se encerra com o encontro presencial, mas prossegue com ações contínuas de capacitação, acompanhamento e fortalecimento da governança interfederativa em todo o Estado.

“Todo o material apresentado durante a Caravana, bem como outros assuntos relevantes para a gestão pública, serão reunidos em uma trilha de conhecimento que será disponibilizada no ambiente virtual de aprendizagem da EGPCE. Esse conteúdo poderá ser acessado gratuitamente por qualquer interessado do Ceará e de todo o Brasil”, informou Saulo Braga.

Sobre a Caravana

O Sertão dos Inhamuns foi a nova região visitada pela Caravana Ceará Um Só, que desembarca nesta quarta-feira (24) no Sertão dos Crateús, reunindo mais 13 municípios. Até novembro, a Caravana Ceará Um Só visitará todas as 14 regiões de planejamento do Ceará, levando qualificação e aproximando cada vez mais Estado e municípios.

Liderada pela Seplag-CE e pela EGPCE, a Caravana Ceará Um Só conta com o apoio de parceiros como o Cetrede, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará e o Conselho Regional de Economia do Ceará. A ação também tem o apoio do Ceará Sem Fome, da Universidade Federal do Ceará, do Centro de Treinamento e Desenvolvimento, da Associação dos Municípios do Estado do Ceará, da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará, do Centro de Ensino Tecnológico e das universidades estaduais e federais.