Ceará Um Só fortalece integração, amplia parcerias e firma acordos no Sertão dos Crateús
24 de setembro de 2025 - 16:21 #Caravana Ceará Um Só #Sertão dos Crateús
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Carlos Pontes - EGPCE
Conhecer, integrar, transformar, servir e atender cada vez melhor às necessidades dos cearenses. É com essa missão que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) e da Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE) segue sua jornada de inovação com a Caravana Ceará Um Só, que chegou, nesta quarta-feira (24), ao Sertão dos Crateús, a 10ª região de planejamento visitada pela ação resultante do programa de governança interfederativa Ceará Um Só.
O evento ocorreu na sede do IFCE de Crateús e mobilizou gestores e técnicos dos 13 municípios que compõem a região – Ararendá, Catunda, Crateús, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Santa Quitéria e Tamboril -, todos comprometidos em ampliar os conhecimentos para acelerar o desenvolvimento e melhorar a realidade dos cidadãos da região.
“Importante destacar que os investimentos do Governo do Ceará no Sertão dos Crateús cresceram mais de 17% entre 2023 e 2024, passando de R$ 116,9 milhões para R$ 137,3 milhões. São recursos importantes para transformar a vida da população local, com entregas como o Centro de Atendimento ao Câncer em Crateús, que conta com custeio estadual para realizar até 6 mil atendimentos por ano. Este é um exemplo de entrega que mostra a importância do poder público para proporcionar mais dignidade, acesso a direitos básicos e qualidade de vida a quem mais precisa”, destacou o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, durante a abertura da programação da Caravana Ceará Um Só.
A relevância do equipamento também foi destacada pela prefeita de Crateús, Janaína de Freitas, que agradeceu ao Governo do Ceará e lembrou que, agora, os pacientes não precisam mais percorrer uma distância superior a 300 quilômetros para ter acesso ao tratamento de saúde. “Temos políticas públicas que só acontecem hoje porque temos essa parceria entre os municípios e Estado. Temos também um presidente que valoriza essa pactuação, o pacto federativo, que é o nosso presidente Lula. Tudo que trouxermos para Crateús se reflete em benefício para toda a região. Quando o governador Elmano de Freitas veio a Crateús, com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e inaugurou o Centro de Atendimento ao Câncer, foi um grande benefício para a população de toda a região. Uma das políticas mais importantes do governador Elmano de Freitas foi a descentralização do tratamento oncológico”, disse.
Em nome dos demais gestores municipais da região, a prefeita Janaína de Freitas agradeceu a realização da Caravana Ceará Um Só no Sertão dos Crateús e reforçou a importância da qualificação dos técnicos municipais nos temas abordados pelo evento: reforma tributária, previdência, captação de recursos e transformação digital, dentre outros.
A solenidade de abertura da Caravana Ceará Um Só em Crateús também contou com a participação do presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Dimas de Oliveira; do diretor da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Saulo Braga; e do gerente da agência do Banco do Nordeste (BNB) de Crateús, Michel Cunha.
Cohab
Durante a Caravana Ceará Um Só, a Seplag, por meio da Companhia de Habitação do Estado do Ceará (Cohab), está firmando acordos com os municípios para a adesão ao programa Papel da Casa, que busca promover segurança jurídica e justiça social aos cidadãos cearenses beneficiados com imóveis construídos pela entidade entre 1960 e 1990.
O primeiro termo de cooperação técnica nesse sentido foi firmado nessa terça-feira (23), no evento realizado em Tauá, reunindo os municípios do Sertão dos Inhamuns. Nesta quarta-feira, assinaram o acordo a prefeita de Crateús, o prefeito de Independência, William Vieira, e o secretário de gabinete de Monsenhor Tabosa, Toinho Sampaio, representando o prefeito Francisco Salomão de Araújo Sousa.
Governança e gestão fiscal
Ao longo da programação da Caravana, o secretário Alexandre Cialdini destacou uma agenda abrangente para o sucesso fiscal de um município inclui a formulação de um planejamento estratégico; a orçamentação e gestão financeira; a gestão de ativos e folha de pagamento; e a educação financeira e gestão de dívidas.
De acordo com ele, a base da governança e da gestão fiscal é o cadastro. “A atualização cadastral é uma ferramenta estratégica para fortalecer a arrecadação dos municípios, aumentando a base de contribuintes, melhorando a eficiência fiscal e criando um ambiente propício para a conformidade tributária. Tais ações resultam em um impacto positivo significativo na saúde financeira do município e na capacidade de investimento em serviços públicos essenciais”, afirmou.
Disseminação do conhecimento
A apresentação do secretário Alexandre Cialdini e dos demais palestrantes e facilitadores das oficinas da Caravana Ceará Um Só serão compiladas e disponibilizadas gratuitamente em um trilha de conhecimento no ambiente virtual de aprendizagem da EGPCE.
O site da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará já disponibiliza outros materiais relevantes para os municípios avançarem na gestão pública, como o ebook “Ceará Um Só – Governança Interfederativa em Discussão”, que pode ser baixado gratuitamente.
Sobre a Caravana
A Caravana Ceará Um Só é uma das ações do programa de governança interfederativa Ceará Um Só. A ação é realizada pela Seplag-CE e pela EGPCE com o apoio de importantes parceiros, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Cetrede, o Banco do Nordeste, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará e o Conselho Regional de Economia do Ceará.
A ação também tem o apoio do Ceará Sem Fome, da Universidade Federal do Ceará, do Centro de Treinamento e Desenvolvimento, da Associação dos Municípios do Estado do Ceará, da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará, do Centro de Ensino Tecnológico e das universidades estaduais e federais.
Até o momento, a Caravana Ceará Um Só já passou pelas regiões de planejamento do Maciço de Baturité, Sertão de Canindé, Litoral Leste, Vale do Jaguaribe, Litoral Norte, Litoral Oeste/Vale do Curu, Serra da Ibiapaba, Sertão de Sobral, Sertão dos Inhamuns e Sertão dos Crateús. Em outubro, o evento ocorrerá no Cariri e no Centro Sul. Já em novembro, a Caravana Ceará Um Só visitará o Sertão Central e a Grande Fortaleza, finalizando seu percurso por todas as 14 regiões de planejamento do Ceará.