Governo e Fiocruz Ceará avançam na consolidação do Distrito de Inovação em Saúde

16 de outubro de 2025 - 12:31 # # # #

Texto: Ascom Seplag (com informações da Ascom da Fiocruz Ceará)

A histórica parceria entre o Governo do Estado e a Fiocruz Ceará ganhou, na última segunda-feira (13/10), mais um capítulo importante: a consolidação do Distrito de Inovação em Saúde (DIS). O marco histórico acontece com a solenidade de assinatura do Contrato de Gestão, formalizando a parceria com a Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde (ADTIS) para gestão e operacionalização de ações estratégicas do polo. Regulamentado pelo Decreto nº 36.010, o DIS está localizado no município de Eusébio, e tem a Fiocruz Ceará como âncora.

A cerimônia aconteceu na Fiocruz Ceará, com um café da manhã para a bancada parlamentar, além representantes do Governo do Estado. Carla Celedonio, coordenadora da Fiocruz Ceará, destacou a importância do encontro com os parlamentares, apresentou as atividades desenvolvidas ao longo dos últimos anos e ratificou a Fiocruz como ferramenta para impulsionar o Ceará no cenário do desenvolvimento econômico, através da pesquisa e da Ciência.

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho, ressaltou a natureza colaborativa da iniciativa e o apoio do Governo do Ceará. “Quero agradecer essa relação de política transversal com a Fiocruz, feita pelo governador Elmano de Freitas. É de tal forma importante para o Estado do Ceará e praticamente promovida por todas as secretarias e órgãos que fazem parte dessa revolução, porque realmente o nosso Estado tem um Distrito de Saúde ativo” afirmou. Ainda segundo o titular da SDE, ter um Distrito de Saúde atraindo empresas públicas e privadas para desenvolver ciência com excelência é “transformador”.

Alexandre Cialdini, secretário do Planejamento e Gestão do Estado, também destacou a transversalidade das ações do Governo do Estado e o engajamento político para o avanço do Distrito. “Isso só foi possível por causa da política do Governo do Estado. Se não há um processo de transformação política que perpassa nessa linha, você não consegue avançar”, considera. Cialdini destacou os próximos desafios a partir da assinatura do contrato de gestão da ADTIS. “A responsabilidade de construir um processo de planejamento com objetivos, indicadores e metas bem definidas para que a gente possa fazer com que essa região seja uma grande referência para outros arranjos e cadeias produtivas que o estado do Ceará precisa”, acrescentou.

“Esse evento marca um momento importante em que o Governo do Estado qualifica uma organização social para fazer a governança do Distrito. Agora nós estamos assinando uma ordem de serviço para a realização dos planos de Inovação,  de Atração de Investimento, de Governança, de Negócio, de Desenvolvimento Sustentável,” explicou Odorico Monteiro, coordenador de Inovação, Produção e Empreendedorismo da Fiocruz Ceará. Segundo o representante da Fiocruz, o passo seguinte será a implantação desses planos, que já preveem recursos do Governo do Estado para infraestrutura, incluindo energia, água e urbanização, além da construção de um prédio para abrigar startups e spin-offs.

O evento contou com a presença de representantes da Fiocruz, SDE, Adece, Seplag, Adtis, Prefeitura do Eusébio, Secitece, SOP, Seinfra e SCidades, e do deputado federal, Leônidas Cristino.

Sobre o equipamento

O Distrito de Inovação e Saúde é uma iniciativa do Governo do Ceará, em parceria com a Fiocruz e a Prefeitura do Eusébio, reunindo instituições públicas e privadas para pesquisa e serviços na área da saúde. O equipamento tem como objetivo fortalecer a economia local e estadual, garantir a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e aumentar a autonomia do Brasil no setor da saúde.

As atividades do parque tecnológico, que tem previsão de entrega para o ano de 2030, incluem a produção de insumos farmacêuticos, reagentes para diagnósticos, materiais médico-hospitalares, vacinas e soluções digitais.