Caravana Ceará Um Só mobiliza o Cariri em ação pelo desenvolvimento integrado do Ceará
22 de outubro de 2025 - 18:31 #Caravana Ceará Um Só #Governança interfederativa
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag
Cultura, religiosidade e ciência se entrelaçam e caracterizam de forma única o Cariri cearense, região que também se afirma como terra de desenvolvimento e integração e que recebeu, nesta quarta-feira (22), a Caravana Ceará Um Só, iniciativa inovadora do Governo do Ceará executada por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) e da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE). No Centro de Convenções do Cariri, sediado na cidade de Crato, gestores e técnicos da administração pública dos 29 municípios que compõem a região se reuniram para fortalecer laços com o Estado, adquirir novos conhecimentos e trocar experiências. Tudo isso com foco em aperfeiçoar a gestão pública e entregar resultados cada vez melhores para a sociedade.
“Aqui, é latente na cultura, no entretenimento, na arqueologia, na antropologia e nas áreas econômicas e sociais a ideia de pertencimento que o caririense possui. E isso tem muito a ver com o que estamos trazendo para vocês: um trabalho de governança interfederativa que parte da premissa de que cooperar é melhor do que competir. Apoderem-se muito mais disso e façam com que o compartilhamento das boas práticas venha ao encontro das possibilidades para que a política pública chegue da melhor forma possível aos 29 municípios do Cariri”, destacou o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, durante a abertura do evento.
O prefeito do município de Crato, André Barreto Esmeraldo, agradeceu ao Governo do Ceará pela realização da Caravana Ceará Um Só, que classificou como uma grande oportunidade para o fortalecimento de vínculos e para a capacitação dos técnicos municipais. “É uma ação que nos ajudará a aprimorar a gestão pública para atender às demandas da população. Vai nos enriquecer e permitir que possamos dar respostas mais eficientes e eficazes. Nosso objetivo é fazer com que o nosso trabalho se transforme em melhores dias para a nossa população”, afirmou.
Parceiro da Caravana Ceará Um Só, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) foi representado pelo seu diretor de Projetos, Paulo André Pequeno. Na ocasião, ele enfatizou a importância dos municípios para a promoção do desenvolvimento sustentável e equilibrado em todo o Ceará. “Estar na Caravana Ceará Um Só é reafirmar que a força do nosso Estado nasce nos municípios. Cada cidade é um elo na corrente do desenvolvimento. É na boa gestão local que os sonhos coletivos se transformam em políticas públicas concretas. Governar não é só administrar recursos, é inspirar confiança, ter criatividade e gerar pertencimento nos cidadãos”, disse.
O gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do Ceará do BNB, Ravel Mendonça, também participou da abertura da Caravana no Cariri e reforçou a missão do Banco de contribuir para o desenvolvimento regional. “Acompanhamos a Caravana desde maio e constatamos que ela, de fato, promove um processo consistente de transferência de conhecimento. Trata-se de uma ação única em nível nacional, que representa um verdadeiro movimento de integração. O Banco do Nordeste acredita no desenvolvimento regional e na força dos territórios, e a Caravana leva essa visão diretamente a cada região do Ceará”, lembrou.
A solenidade contou ainda com a presença do reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Carlos Kléber, que reforçou o comprometimento da instituição com o conhecimento que transforma. “A Urca é um farol do conhecimento no interior, atuando como um agente ativo para o desenvolvimento da sociedade. Mantemos um compromisso inabalável com o progresso integrado e sustentável, contribuindo para o avanço educacional, científico e social da região”, garantiu.
Conhecimento
A programação da Caravana Ceará Um Só no Cariri também incluiu os principais investimentos realizados pelo Governo do Ceará na região em áreas como saúde, educação e infraestrutura, além de oficinas temáticas voltadas para as maiores necessidades dos municípios, como reforma tributária, reforma previdenciária, captação de recursos e transformação digital.
Na ocasião, o diretor da EGPCE, Saulo Braga, firmou termos de cooperação com municípios voltados à qualificação de servidores e colaboradores. Ele destacou ainda que todo o conteúdo trabalhado ao longo da Caravana Ceará Um Só será disponibilizado em plataforma digital, ampliando o alcance das ações formativas e fortalecendo a integração entre Estado e municípios.
Habitação
A Caravana Ceará Um Só também reservou espaço para a adesão dos municípios ao programa Papel da Casa, uma iniciativa que possibilita a regularização dos imóveis construídos pela Companhia de Habitação do Estado do Ceará (Cohab). A ação representa mais uma oportunidade para ampliar a integração entre Estado e municípios e garantir segurança jurídica às famílias beneficiadas.
Nesta quarta-feira, assinaram acordos de cooperação técnica com a Cohab os municípios de Aurora, Barbalha, Brejo Santo, Crato, Mauriti e Santana do Cariri.
Parceiros
Integrada ao programa de governança interfederativa Ceará Um Só, a iniciativa é realizada com o apoio de importantes parceiros institucionais, como o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) e o Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE).
A ação também conta com a colaboração do programa Ceará Sem Fome, da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), do Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e de universidades estaduais e federais, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento e a integração do território cearense.
Próxima parada
Nesta quinta-feira (23), a Caravana Ceará Um Só desembarcará no Centro-Sul do Estado, reunindo, em Iguatu, todos os municípios da região para uma jornada de integração, aprendizado e fortalecimento da governança pública, promovendo o diálogo entre Estado e prefeituras em torno de soluções para o desenvolvimento regional. As inscrições podem ser feitas no site da EGPCE: https://escola.egp.ce.gov.br/catalogo/1300.