Caravana Ceará Um Só chega ao Centro-Sul com foco na qualificação da gestão municipal

23 de outubro de 2025 - 16:03

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Da elaboração do Plano Plurianual (PPA) à recepção da reforma tributária, cuja transição tem início previsto para 2026, os gestores municipais do Ceará, empossados no início deste ano, têm diante de si uma agenda desafiadora. Para auxiliá-los nesses e em outros temas que impactam diretamente a gestão local, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), tem promovido uma série de ações de apoio técnico, capacitação e diálogo, a exemplo da Caravana Ceará Um Só, que chegou, nesta quinta-feira (23), ao Centro-Sul, 12ª região visitada pela iniciativa, que é executada em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará.

Realizado na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Iguatu, o evento reuniu gestores e técnicos dos 13 municípios que compõem a região Centro-Sul: Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Orós, Quixelô, Saboeiro e Umari. “Sob a orientação do governador Elmano de Freitas, estamos avançando em uma agenda de cooperação e compartilhamento de práticas de gestão, dentro do programa de governança interfederativa Ceará Um Só, com o propósito de fortalecer a relação entre o Estado e os municípios cearenses”, afirmou o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, ao abrir o evento.

Na ocasião, ele ressaltou que a programação técnica da Caravana Ceará Um Só, composta por seminários e oficinas temáticas, aborda os temas de maior relevância atual para a gestão pública municipal, contribuindo para melhorar a formação técnica das equipes profissionais, compartilhar ferramentas inovadoras e acelerar os resultados de qualidade para os cidadãos.

“Estamos trazendo uma construção muito objetiva para este momento transicional do Brasil, marcado pela reforma tributária, que impactará de forma substancial a natureza das finanças públicas municipais. É fundamental que os gestores compreendam os efeitos dessa mudança e iniciem, desde já, as adequações necessárias para garantir uma transição segura e eficiente. Também compartilhamos informações estratégicas sobre como os municípios podem se visualizar no Orçamento Geral da União, por meio do Capta Ceará, além de explorar novas possibilidades de transferências voluntárias e convênios. As oficinas da Caravana também tratam sobre temas como transformação digital e boas práticas de gestão”, explicou Cialdini.

A solenidade de abertura da Caravana Ceará Um Só no Centro-Sul também contou com a presença do diretor da EGPCE, Saulo Braga; do diretor de Projetos do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Paulo André Pequeno; e do gerente da agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Iguatu, Eugênio Lima.

“Cada vez que a Caravana Ceará Um Só chega a um município, renova-se uma chama de cooperação, esperança e governança. Sabemos que os desafios reais acontecem nos territórios, no dia a dia das gestões municipais. E é somente por meio do diálogo constante entre Estado e municípios que as soluções duradouras podem surgir. A gestão pública é a arte de mover o presente em direção ao futuro”, afirmou o diretor de Projetos do Cetrede.

Para o gerente da agência do BNB em Iguatu, a Caravana Ceará Um Só representa uma iniciativa de grande importância para a sociedade. “Quando o Estado formula políticas estratégicas de longo prazo, ele demonstra sua capacidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas e de fortalecer a governança das instituições, tanto nos municípios quanto em nível estadual. Quando há alinhamento de ações, de planejamento e de políticas públicas, toda a sociedade sai ganhando”, afirmou

Papel da Casa

Ainda no sentido de cooperação entre Estado e municípios, a Caravana Ceará Um Só também é uma oportunidade para os gestores municipais aderirem ao programa estadual Papel da Casa, iniciativa que possibilita a regularização dos imóveis construídos pela Companhia de Habitação do Estado do Ceará (Cohab). No Centro-Sul, três municípios assinaram acordos de cooperação técnica com a Cohab: Orós, Icó e Jucás.

Gestão qualificada

Durante a Caravana Ceará Um Só no Centro-Sul, a EGPCE firmou termos de cooperação com diversos municípios da região, voltados à qualificação e capacitação contínua de servidores e colaboradores públicos. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Ceará com o fortalecimento das gestões municipais, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas e o aprimoramento das práticas de governança em todo o território cearense.

“Os temas abordados na Caravana Ceará Um Só foram estrategicamente definidos a partir das demandas dos municípios, garantindo aderência às suas realidades e desafios. Todo esse conteúdo será transformado em uma trilha de conhecimento no ambiente virtual de aprendizagem da EGPCE, permitindo que servidores e gestores de todo o Estado tenham acesso contínuo e ampliado à capacitação, fortalecendo a governança pública e a qualificação das administrações municipais”, destacou o diretor da EGPCE, Saulo Braga.

Sobre a Caravana

Integrada ao Programa de Governança Interfederativa Ceará Um Só, a Caravana Ceará Um Só é realizada com o apoio de importantes parceiros institucionais, como o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará e o Conselho Regional de Economia do Ceará.

A ação também conta com a colaboração do Programa Ceará Sem Fome, da Universidade Federal do Ceará, da Associação dos Municípios do Estado do Ceará, da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará, do Centro de Ensino Tecnológico, além de universidades estaduais e federais, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento e a integração do território cearense.