Seplag-CE promove seminário para aprimorar a gestão dos projetos financiados pelo Fecop
23 de outubro de 2025 - 16:55 #Fecop
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag

Com o objetivo de fortalecer a eficiência e a eficácia na execução dos projetos financiados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) realizou, nesta quinta-feira (23), em seu auditório, o seminário “Orientações para a Gestão dos Projetos Financiados pelo Fecop”. A iniciativa, organizada pela Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCop), reuniu representantes do Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social (CCPis) e das secretarias setoriais que desenvolvem ações com recursos do Fundo: Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Secretaria da Proteção Social (SPS) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

O evento foi aberto pela secretária executiva de Planejamento e Orçamento da Seplag-CE, Naiana Corrêa, que destacou a importância da boa gestão dos projetos financiados pelo Fecop para garantir a efetividade das ações voltadas à redução das desigualdades sociais e à promoção do desenvolvimento sustentável em todo o Ceará. “O Fecop tem um papel fundamental na transformação do nosso Estado e na promoção do bem-estar da população. Por meio dele, conseguimos atuar em áreas essenciais, como segurança alimentar e nutricional, meio ambiente e garantia de condições dignas de vida, contribuindo de forma concreta para reduzir desigualdades”, destacou.

Na ocasião, a coordenadora da CPCop, Carmelita Sampaio, destacou a relevância do encontro para o aprimoramento da gestão dos recursos públicos, enfatizando que o valor do Fecop vai muito além dos números, pois se traduz em melhoria da qualidade de vida de milhares de cearenses beneficiados pelas políticas financiadas pelo Fundo. “Cada recurso investido pelo Fecop carrega uma grande responsabilidade. Ele representa oportunidades, dignidade e transformação social. Por isso, é fundamental que cada etapa da gestão — do planejamento à execução, do monitoramento à avaliação — seja conduzida com zelo, transparência e compromisso com a sociedade cearense”, ressaltou .
O evento contou a palestra magna “Os desafios das políticas de combate à pobreza no Estado do Ceará: como avançar na avaliação de impacto”, proferida pelo analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Victor Hugo de Oliveira Silva.
A programação também incluiu apresentações dos técnicos da CPCop sobre temas como elaboração dos projetos, monitoramento e avaliação da execução física dos projetos e execução orçamentária.
