Projeto de servidores da Seplag recebe a Medalha do Mérito Funcional
30 de outubro de 2025 - 17:35 #Homenagem #Medalha do Mérito Funcional #Servidor Público
TEXTO: Karlla Gadelha - Ascom Seplag | FOTOS: Carlos Gorila/ EGPCE e Ascom Seplag

O Governo do Ceará homenageou, na manhã desta quinta-feira (30), os servidores públicos premiados com a Medalha do Mérito Funcional e Prêmio do Mérito Funcional 2024. Entre os agraciados estava a analista de gestão pública e coordenadora de Gestão Orçamentária da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Luciana Capistrano da Fonsêca Moura, representada pela sua irmã Adriana Capistrano. A comenda foi entregue em solenidade que ocorreu no Auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Ceará, e contou com a presença da secretária executiva do Planejamento e Orçamento da Seplag, Naiana Corrêa, e do diretor da Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), Saulo Braga.
O trabalho premiado representante da Seplag foi o “Novo Sistema de Emendas”, que aprimorou o módulo do Sistema Integrado de Orçamento e Finanças (Siof) que trata sobre o processo de emendas parlamentares à Lei Orçamentária Anual (LOA). A atualização descentralizou o cadastro de emendas, atribuiu um valor para cada deputado e adotou um direcionamento para ações com recursos das emendas estaduais.
Além de Luciana Capistrano, a equipe do projeto também incluiu os analistas de Planejamento e Orçamento Francisco Ailson Alves Severo Filho e Maria Cristiane Maia Caxilé e os colaboradores da área de Tecnologia da Informação (TI) Daniel Ivo de Andrade, Alexandre Araújo da Silva e Ygor Sampaio.

“O aprimoramento do módulo de emendas tem um impacto direto na eficiência dos recursos públicos visto que, anteriormente, as programações das setoriais eram, em diversas situações, reduzidas pelos deputados para atender à demanda oriunda de emenda. Esse procedimento prejudicava o Poder Executivo, visto que as ações orçamentárias programadas executavam um projeto em andamento. Assim, qualquer redução impactava negativamente a execução desse projeto. Com o estabelecimento de ações específicas para atender às emendas, o sistema não mais permite que as programações do PLOA sejam reduzidas, garantindo o uso mais eficiente dos recursos”, explica a servidora premiada Luciana Capistrano.
A secretária executiva de Planejamento e Orçamento da Seplag-CE, Naiana Corrêa, destaca a relevância do projeto premiado para a elaboração da LOA. “O projeto foi pensado de forma inovadora e ultrapassando os benefícios gerados à Seplag e ao Poder Executivo, alcançando também o Poder Legislativo. É uma melhoria que traz eficiência para a etapa de emendas parlamentares apresentadas pelos deputados ao PLOA, além de resultados para o processo orçamentário como um todo. Por isso, é um projeto que merece todo reconhecimento e homenagens”, afirma.

Medalha
A Medalha do Mérito Funcional reconhece servidores públicos estaduais que se destacam pela implementação de ações inovadoras nas mais diversas áreas da administração pública. Organizada pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), a premiação contempla os vencedores com medalha e recompensa em dinheiro.
“A premiação reforça o compromisso do Governo do Ceará com a excelência no serviço público e com o reconhecimento de práticas que contribuem para transformar a administração estadual”, acrescenta o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini.
As iniciativas inscritas no prêmio têm como critérios os princípios constitucionais da administração pública — legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência — e demonstrar melhorias na gestão, simplificação de processos, integração entre planejamento e orçamento, eficiência no uso dos recursos, efetividade dos resultados, rapidez nas respostas às demandas dos cidadãos, transparência, satisfação dos usuários e valorização do servidor.

“É muito importante estar aqui hoje entregando essa premiação para os representantes de cada órgão que se destacou por seu mérito e que, facilmente, representam os colegas da sua categoria. Os trabalhos aqui premiados destacam-se pelo grau de inovação, eficiência na aplicação dos recursos públicos, impacto e relevância da ação, capacidade de multiplicação, aprendizado organizacional, responsabilidade social e nível de satisfação da população beneficiada. Estamos muito bem representados por todos vocês que têm um papel de grande relevância para a sociedade”, destacou o diretor da EGPCE, Saulo Braga.
