Seplag acompanha o Programa Agente Jovem Ambiental em Aratuba, Guaramiranga e Pacoti
30 de outubro de 2025 - 16:59 #Agente Jovem Ambiental #Fecop
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Promover caminhos sustentáveis para o meio ambiente e para a vida de jovens cearenses. Este é um dos objetivos do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), executado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema),com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), cuja coordenação é feita pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag). Para observar de perto os impactos positivos da iniciativa, a Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCop) da Seplag-CE, visitou, nessa quarta-feira (29), o Programa Agente Jovem Ambiental em Aratuba, Guaramiranga e Pacoti.

Na ocasião, a coordenadora da CPCop, Carmelita Sampaio, ressaltou o papel da iniciativa na promoção da inclusão, da transformação social e da sustentabilidade ambiental. “Estimular a participação dos jovens em projetos sustentáveis é investir no futuro. Por meio da inclusão social e ambiental, buscamos desenvolver competências e habilidades que ampliem as oportunidades de geração de renda e fortaleçam o protagonismo juvenil. Essa iniciativa tem como foco a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente, pilares essenciais para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável”, destacou.

O Agente Jovem Ambiental beneficia jovens de 15 a 29 anos matriculados ou egressos do ensino médio da rede pública estadual e pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O programa oferece auxílio mensal de R$ 200, curso de formação, fardamento, seguro contra acidentes pessoais e certificados de participação, fortalecendo o protagonismo juvenil e estimulando o engajamento em ações de educação ambiental e sustentabilidade.
Em Aratuba, a equipe da Célula de Projetos e Cooperação (CPCop) foi recebida pelo prefeito Joerly Victor, pelo vice-prefeito Chico Abel, pelo secretário do Meio Ambiente, Wagner Santos e pelo diretor escolar Israel Vital. O encontro reforçou a parceria entre o Governo do Ceará e o município em ações voltadas à sustentabilidade e à inclusão social. Ao todo, 23 jovens do municípios são beneficiados com o Programa.

“O AJA nos faz entender o valor da natureza e a importância de restaurar as áreas degradadas. É um programa que traz aprendizado, desperta talentos e transforma a vida dos jovens. Além disso, nos torna agentes multiplicadores, capazes de repassar esse conhecimento e inspirar outras pessoas”, disse a AJA Lídia Vitória, de Aratuba.

Em Guaramiranga, 32 jovens estão colocando em prática o cuidado com o meio ambiente e transformando suas comunidades por meio do Programa Agente Jovem Ambiental. “O AJA me ensinou a cuidar da natureza e entender sua importância para a vida. O programa abriu oportunidades, contribuiu para a renda da minha família e me proporcionou novas amizades e aprendizados”, afirmou o jovem Ronald Gomes.
Em Pacoti, a equipe foi recebida pelo coordenador do Meio Ambiente do município e supervisor local do AJA, Adeni Marinho; pela secretária de Assistência Social de Pacoti, Clenilce Uchoa; e pelo coordenador regional do AJA, Gilvan Pereira.

O município possui 19 AJAs, jovens como Darliane Pordeus, para quem o programa mostrou novas possibilidades pessoais e profissionais. “O AJA nos beneficiou muito. Antes, quando terminávamos os estudos, não tínhamos muitas perspectivas. O programa veio para nos incentivar e mostrar que podemos contribuir com a sociedade. Ele ampliou minha visão de futuro e me fez acreditar no meu potencial”, declarou.
Sobre o AJA
O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) foi instituído pela Lei Estadual nº 17.383, de 11 de janeiro de 2021, com o objetivo de selecionar 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social residentes nos 184 municípios cearenses para atuarem em projetos socioambientais.
Com duração inicial de 12 meses, prorrogável por igual período, a iniciativa busca capacitar os participantes para promover a educação ambiental e estimular a conscientização sobre o desenvolvimento sustentável em suas comunidades.
Além de fomentar a participação cidadã e o engajamento coletivo em ações de sustentabilidade, o programa contribui para o fortalecimento da autoestima, do sentimento de pertencimento e para a qualificação social e profissional dos jovens, abrindo caminhos para uma vida mais consciente, produtiva e conectada com a preservação do meio ambiente.
Acompanhamento
Neste ano, a equipe da CPCop já visitou cinco projetos financiados com recursos do Fecop. Além do AJA, também foram visitados o programa Jovem Aprendiz (Aquiraz), Cartão Mais Infância Ceará (Horizonte), Cartão Alimentação Ceará Sem Fome (Paraipaba) e Auxílio Catador (Quixadá).