Seplag-CE leva conhecimento em gestão por processos à Secretaria das Finanças de Fortaleza

3 de novembro de 2025 - 13:53

Ascom Seplag

Referência em gestão por processos na administração pública, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), compartilhou seu conhecimento especializado com técnicos da Prefeitura de Fortaleza, fortalecendo a governança interfederativa. Por meio da sua Coordenadoria de Modernização da Gestão do Estado (Comge), a Seplag-CE realizou, no dia 30 de outubro, a palestra “Gestão por processos na administração pública”, destinada a gestores e servidores da Secretaria das Finanças do Município de Fortaleza (Sefin).

O evento foi conduzido pelo coordenador da Comge, Ricardo Ribeiro, e teve o objetivo de apresentar como a gestão por processos pode tornar as atividades e os serviços públicos mais eficientes, integrados e orientados a resultados. Na oportunidade, foram apresentados conceitos essenciais, metodologias e práticas voltadas à melhoria de processos, além de exemplos bem-sucedidos de implementação dessa abordagem em órgãos públicos.

“Também foram destacados os desafios culturais e estruturais que ainda precisam ser superados para consolidar uma administração pública mais moderna, ágil e orientada a resultados. O encontro foi avaliado de forma bastante positiva pelos participantes, que ressaltaram a clareza, a atualidade e a relevância do conteúdo apresentado, diretamente relacionado às atividades desenvolvidas na instituição”, afirmou Ricardo Ribeiro.

Relevância

O secretário executivo de Finanças de Fortaleza, Osvaldo José Rebouças, agradeceu a colaboração da Seplag e ressaltou a relevância da gestão por processos para reduzir a burocracia e conferir mais agilidade à administração pública na prestação de serviços aos contribuintes.

“A palestra ministrada foi extremamente enriquecedora e nos inspirou a refletir sobre os desafios e oportunidades da gestão por processos na administração pública. O tema está diretamente alinhado às ações que desenvolvemos na Sefin, fortalecendo a governança, a integração entre áreas e a busca por resultados mais eficientes e voltados ao cidadão”, reforçou a analista de processos da Sefin, Rafaela Parente.