Seplag lança projeto voltado à preparação para a aposentadoria de servidores
4 de novembro de 2025 - 12:18 #Aposentadoria #Servidores Públicos #Valorização
TEXTO: Karlla Gadelha - Ascom Seplag | ARTE: Matheus Moraes - Ascom Seplag

Com o objetivo de preparar os servidores públicos estaduais que se encontram em abono de permanência para a etapa da aposentadoria, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio das Secretarias Executivas de Gestão de Pessoas (Sexec-PES) e de Planejamento e Gestão Interna (Sexec-PGI), lança, nesta quarta-feira (5), o projeto “Entre Tempos”. A agenda de lançamento ocorrerá no auditório da Seplag.
O projeto tem como propósito estimular reflexões e oferecer apoio psicossocial aos servidores que se aproximam do momento da aposentadoria, valorizando suas trajetórias profissionais e pessoais, fortalecendo vínculos institucionais e ampliando perspectivas sobre as novas possibilidades de vida e de atuação após o encerramento da carreira ativa.
Em sua fase piloto, o “Entre Tempos” será desenvolvido na própria Seplag pela Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Servidor (Copai), em parceria com a Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (CGDep). “Essa escolha reforça o compromisso da Seplag em ser modelo de boas práticas de gestão de pessoas e de cuidado com aqueles que dedicaram e ainda dedicam parte significativa de suas vidas ao serviço público”, destaca o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini.
O projeto será desenvolvido por meio de encontros presenciais, conduzidos pela equipe técnica da Copai (assistente social e psicóloga) e do Laboratório de Estudos sobre o Trabalho da Unifor. Os encontros contarão com atividades participativas — rodas de conversa, dinâmicas e reflexões — que abordam temas como autoconhecimento, memória institucional, reinserção profissional, empreendedorismo, saúde emocional e planejamento de futuro.
“É importante ressaltar que a iniciativa não se configura como um estímulo à saída do serviço público, mas sim como uma ação de cuidado, valorização e orientação aos servidores que vivenciam um importante momento de transição em suas trajetórias”, pontua a coordenadora de Promoção da Qualidade de Vida do Servidor, Guirlanda Ponte.
Programação
Além da apresentação do projeto Entre Tempos, a programação de lançamento contará apresentação cultural, coffee break e a palestra “Trabalho e Identidade: trajetórias, transformações e afetos”, proferida pela professora e doutora em psicologia Tereza Matos.