Ipea visita Seplag para avaliar avanços do Ceará na Estratégia Nacional de Governo Digital
6 de novembro de 2025 - 13:52
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag
O Governo do Ceará tem evoluído na transformação digital do Estado com foco no cidadão e na construção de uma administração pública mais ágil. Para conhecer os avanços e os desafios ainda existentes nessa área, considerando a Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) visitaram, nesta semana, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE).

Os pesquisadores foram recebidos pela equipe da Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Comunicação (Coget) da Seplag-CE, que apresentaram os principais avanços, produtos e serviços na transformação digital do Ceará. “O debate sobre modelos de gestão em transformação digital que avançaram e das dificuldades encontradas ajudam aos gestores públicos de nível tático a se prepararem, fortalecerem o gerenciamento de suas equipes e sensibilizarem os gestores de nível estratégico sobre os impactos diretos na percepção da presença do Governo na vida do cidadão. Entendemos que essa aproximação é saudável, mantém o foco e servirá de impulso para o fortalecimento de ações coordenadas do governo digital, fazendo o Estado se aproximar mais do cidadão e criando valor nessa relação”, avaliou o coordenador da Coget, Hywre de Brito.
Conforme a pesquisadora do Ipea, Joana Alencar, a visita faz parte de uma parceria com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para verificar os avanços no âmbito dos objetivos da Estratégia Nacional de Governo Digital, que incluem a oferta de serviços públicos digitais de qualidade, integração de dados e sistemas, aumento da transparência e da participação social, promoção da eficiência e da inovação na administração pública, ampliação da segurança e privacidade da informação e desenvolvimento de competências digitais no setor público.

Visitaremos, até o início de 2026, os cinco estados que receberam as oficinas regionais para construção da Estratégia Nacional de Governo Digital. O Ceará é o primeiro estado a ser visitado pelos pesquisadores do Ipea. “Estamos verificando como está ocorrendo a digitalização em áreas estratégicas como o planejamento, a gestão e a saúde. O foco das conversas é identificar ações desenvolvidas nos estados e municípios que estejam alinhadas aos objetivos da Estratégia Nacional de Governo Digital, especialmente no que se refere à modernização dos procedimentos administrativos, à capacitação dos servidores públicos e à ampliação da acessibilidade e da transparência na gestão pública. Trata-se de um movimento que reforça o compromisso com a eficiência, a inovação e a entrega de melhores serviços à população por meio da política de governo digital”, destacou Joana Alencar.
Estratégia
Após contribuir, no fim de 2023, para a construção da Estratégia Nacional de Governo Digital, o Governo do Ceará, por meio da Seplag-CE e da Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), realizou, em 2024, as oficinas para a construção da sua Estratégia Estadual de Governo Digital.
Com programas como o Ceará Mais Digital, que conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Estado tem avançado em diversas frentes na transformação digital, conferindo, por exemplo, mais agilidade, transparência e segurança em seus processos, a partir de inovações como o Sistema Único Integrado de Tramitação Eletrônica (Suite), e mais qualidade na prestação e serviços ao cidadão, com produtos como o App Ceará Digital e o portal Ceará Digital.