Gestores do Sertão Central participam de oficina sobre inventários patrimoniais
12 de novembro de 2025 - 11:21 #Caravana Ceará Um Só #Gestão do patrimônio
TEXTO: Raquel Mourão - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

A formação foi conduzida pelo servidor da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Fábio Aires
Uma das novidades da passagem da Caravana Ceará Um Só pelo Sertão Central foi a oficina “Inventários patrimoniais municipais: procedimentos, normas e boas práticas”, realizada nessa terça-feira (11), no Complexo Educacional de Quixadá. A formação foi conduzida pelo servidor da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Fábio Aires, que destacou a importância dos inventários como instrumentos de transparência e eficiência na administração pública.
A atividade reuniu dezenas de gestores, servidores e técnicos dos municípios da região, que viram na oficina uma oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos e fortalecer os mecanismos de controle do patrimônio público.

A servidora da Prefeitura de Quixeramobim, Sayonara Fernandes, enalteceu a iniciativa e destacou a importância da Caravana Ceará Um Só para o fortalecimento da gestão municipal
Foi o caso da servidora da Prefeitura de Quixeramobim, Sayonara Fernandes, que escolheu participar da formação para aprofundar-se no tema. “Achei excelente a oficina. Entrei este ano no setor público – eu era do setor privado – então foi uma grande mudança. Estou aprendendo muitas coisas agora e procuro sempre participar dessas capacitações. Tudo o que eu puder aprender, seja sobre gestão patrimonial ou gestão de riscos, é importante. Precisamos ficar atentos para mitigar erros”, afirmou.
Durante a oficina, o palestrante apresentou as etapas do processo de inventário, que envolvem planejamento, execução e relatório de encerramento. “O inventário tem o objetivo de verificar a boa gestão de todo o processo de suprimentos, desde a aquisição dos bens, passando pelo seu armazenamento, até a distribuição aos usuários por diferentes modalidades de movimentação. Um relatório final positivo demonstra o bom uso dos recursos públicos”, explicou Aires.
Segundo ele, um inventário bem executado é reflexo de uma gestão pública responsável. “Para os municípios, a boa gestão dos bens, utilizados principalmente na prestação de serviço público, demonstra zelo e cuidado. Além disso, evita futuros problemas com órgãos de controle, como o Tribunal de Contas, que tem sido bastante rigoroso nas análises de prestação de contas, principalmente em aspectos patrimoniais”, destacou.
Mais sobre a Caravana Ceará Um Só
Realizado pela Secretaria do Planejamento e Gestão e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), a Caravana Ceará Um Só tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os municípios e o Governo do Estado, promovendo qualificação técnica e o compartilhamento de boas práticas de gestão pública.

A Caravana Ceará Um Só teve início em maio e será encerrada no dia 18 de novembro, na última das 14 regiões de planejamento do Ceará: a Grande Fortaleza
A iniciativa já percorreu 13 regiões de planejamento, mobilizando milhares de servidores públicos e gestores locais. O projeto conta com a parceria de instituições estratégicas, como o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, o Conselho Regional de Economia do Ceará, o Banco do Nordeste, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, o Conselho Estadual de Educação do Ceará, a Instituição de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará e a Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará.
A ação também tem o apoio do Programa Ceará Sem Fome, da Universidade Federal do Ceará, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, da Universidade Estadual do Ceará, do Centro de Treinamento e Desenvolvimento e da Associação dos Municípios do Ceará.