Ceará Um Só encerra jornada histórica de integração entre Estado e municípios

18 de novembro de 2025 - 17:14

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Os famosos versos da canção “Prelúdio”, de Raul Seixas, podem perfeitamente ser aplicados à Caravana Ceará Um Só. A iniciativa faz parte do programa estadual de governança interfederativa que percorreu as 14 regiões de planejamento do Ceará em uma jornada de inovação e conhecimento que teve início em maio e foi encerrada nesta terça-feira (18), em Fortaleza.

O último dos 14 encontros presenciais realizados em 2025 pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) ocorreu no Centro de Eventos do Ceará e reuniu gestores e técnicos dos 19 municípios que compõem a região da Grande Fortaleza. O momento foi marcado pelo sentimento de gratidão em torno do êxito da iniciativa, pioneira no Brasil, e pelo compromisso em continuar o movimento de integração e troca de conhecimentos entre Estado e municípios.

“Agradeço ao governador Elmano de Freitas por acreditar e apoiar a Caravana Ceará Um Só. Mais do que completar um ciclo, a Caravana consolida uma nova forma de fazer gestão pública no Estado, baseada na escuta ativa, na aproximação constante e no compromisso com soluções construídas de forma colaborativa entre governo e municípios. Cada encontro, diálogo e partilha de experiências se somaram a uma construção coletiva que já começa a gerar resultados concretos. A Caravana deixou um legado que ultrapassa a realização dos encontros presenciais. Já estamos preparando a versão 2.0 da Caravana Ceará Um Só para 2026”, anunciou o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini.

A solenidade de abertura da Caravana Ceará Um Só na Grande Fortaleza também contou com a participação do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Guilherme Sampaio; do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan), Arthur Bruno, representando o prefeito Evandro Leitão; do diretor da EGPCE, Saulo Braga; e do presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Dimas de Oliveira.

Exemplo para o Brasil

Em sua fala, o deputado Guilherme Sampaio enalteceu o programa de governança interfederativa Ceará Um Só e a iniciativa da Caravana, que está servindo de exemplo para o governo federal. “É um imenso orgulho testemunhar, na condição de representante do povo cearense, essa experiência inovadora que o Ceará está trazendo para a gestão pública no Brasil. Essa experiência, inclusive, está sendo exemplo para o governo federal. A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Brasil, Gleisi Hoffman, está tomando a Caravana Ceará Um Só como modelo para a realização de ações do tipo desenvolvidas pelo governo do presidente Lula”, afirmou.

Na visão do deputado, a Caravana Ceará Um Só se baseia em duas ideias-forças que movem a gestão do governador Elmano de Freitas. “A primeira ideia é de que os objetivos governamentais do Estado só poderão ser alcançados se caminharmos junto com os municípios. A compreensão de que somos um só é muito preciosa. Esse auditório lotado e o sucesso dessa jornada demonstram que os municípios do Ceará estão preparados para dar esse passo. A segunda ideia é de que não existe a dicotomia área-meio e área-fim. Não existe divisão entre planejamento, finanças, educação e saúde de qualidade”, disse.

Sonhos possíveis

O presidente do Ipplan destacou a importância de projetar futuros melhores e de trabalhar em parceria para realizar sonhos que desenvolvam cada vez mais a sociedade. “Como disse Lênin, ‘sonhos, acredite neles’. Para nós, que fazemos o serviço público, a primeira coisa é acreditar nos sonhos e ir atrás deles da melhor maneira, com boa formação, trabalho em equipe e diálogo permanente com as diversas instâncias do governo. É fundamental construir parcerias com o setor privado e sociedade civil. Vocês estão dando um belo exemplo com a Caravana Ceará Um Só, que demonstra na prática como a união de esforços amplia oportunidades, fortalece a gestão pública e aproxima ainda mais o Estado das necessidades reais dos municípios”, afirmou Arthur Bruno.

Qualificação

Durante o evento, o diretor da EGPCE lembrou que a Escola está de portas abertas para a sociedade e trabalhando para auxiliar ainda mais os municípios na qualificação contínua em temas relevantes para a gestão pública. Além de transformar todo o conteúdo ministrado durante a Caravana Ceará Um Só em uma trilha de conhecimento que estará disponível gratuitamente em seu ambiente virtual de ensino, a EGPCE também tem firmado parcerias com os municípios para desenvolver capacitações específicas para as demandas locais e apoiá-los em suas ações de qualificação profissional.

“O êxito da Caravana Ceará Um Só mostra que estamos no caminho certo ao investir em formação, diálogo e cooperação entre Estado e municípios. A receptividade em todas as regiões confirmou o quanto os gestores públicos têm buscado qualificação e ferramentas para melhorar a entrega de serviços à população. A EGPCE reafirma seu compromisso de seguir contribuindo cada vez mais com esse processo. Estamos de portas abertas para apoiar, formar e fortalecer aqueles que fazem a gestão pública acontecer no dia a dia”, afirmou Saulo Braga.

Gestão

O presidente do Cetrede exaltou a visão do secretário Alexandre Cialdini, idealizador do programa Ceará Um Só, e destacou que a iniciativa representa um marco na relação entre Estado e municípios. “O secretário Alexandre Cialdini tem a capacidade de compreender o Brasil em toda a sua complexidade. Quem consegue ser um bom gestor no Brasil consegue ser um bom gestor em qualquer lugar do mundo. E o programa Ceará Um Só é fundamental exatamente por isso: embora a legislação seja a mesma para municípios, estados e União, as equipes que se formam em cada esfera são muito distintas e enfrentam desafios muito diferentes. Com a Constituição de 1988, os municípios assumiram uma responsabilidade gigantesca sem receber, na mesma proporção, os recursos financeiros necessários. Esse desequilíbrio pode ser atenuado com cultura acumulada, conhecimento, estudo e formação contínua. Iniciativas como a Caravana Ceará Um Só ajudam a reduzir essa distância, fortalecendo capacidades locais e preparando gestores para lidar com a complexidade do Brasil”, declarou Dimas de Oliveira.

Ceará Sem Fome

Ao longo dos 14 encontros da Caravana Ceará Um Só, a equipe do programa Ceará Sem Fome apresentou a iniciativa e firmou acordos de cooperação com os municípios. “A Caravana Ceará Um Só proporcionou mais 54 pactuações com os municípios para o Programa Ceará Sem Fome, iniciativa que combate a insegurança alimentar e garante dignidade aos cearenses”, afirmou a primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas.

Cooperação

O evento também marcou a assinatura de termos de cooperação entre municípios e a EGPCE. Nesta edição, firmaram acordos os municípios de Paracuru, Paraipaba, Pacajus, Maracanaú, São Luís do Curu, Pindoretama e Cascavel.

Outro destaque foi a implementação do projeto-piloto da plataforma Ceará Um Só nos 14 municípios-polo das regiões de planejamento, ampliando a capacidade de integração, monitoramento e cooperação entre Estado e municípios.

Opinião

Para os gestores e técnicos que participaram da Caravana Ceará Um Só na Grande Fortaleza, o evento reforçou a importância da integração entre Estado e municípios e proporcionou aprendizado, troca de experiências e acesso a orientações práticas que fortalecem o trabalho diário nas prefeituras.

“A Caravana Ceará Um Só é uma ação muito importante. Muitas vezes, o município se sente um pouco perdido diante de tantos desafios. A orientação da Seplag, somada à experiência exitosa do nosso Estado, nos guia e nos motiva nas nossas ações internas. Aprendemos, trocamos vivências e colhemos informações valiosas sobre o que podemos aprimorar. Essa integração fortalece todos nós e é essencial para que Estado e municípios cresçam juntos”, avaliou a prefeita de Cascavel, Ana Afif.

“Ao reunir Estado e municípios em torno de uma mesma agenda, a Caravana Ceará Um Só entrega um valor inestimável para o desenvolvimento econômico, técnico e institucional do Ceará. Faltava essa proximidade, esse diálogo direto, essa construção conjunta que fortalece capacidades e amplia horizontes. As capacitações oferecidas têm possibilitado um novo olhar sobre a gestão fiscal e sobre a gestão pública como um todo”, disse o titular da Secretaria de Finanças do município de São Gonçalo do Amarante, Tales Matos.