Caravana Ceará Um Só capacita 4 mil pessoas e fortalece relação entre Estado e municípios

21 de novembro de 2025 - 14:21

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Depois de percorrer as 14 regiões de planejamento do Estado, a Caravana Ceará Um Só, liderada pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) e pela Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), encerrou sua primeira edição com resultados concretos que demonstram o êxito da iniciativa do Governo do Ceará. Foram capacitados quatro mil gestores, servidores e técnicos municipais, firmados 81 acordos de cooperação técnica com a EGPCE, 54 pactos com o programa Ceará Sem Fome e 16 acordos com a Companhia de Habitação do Estado do Ceará (Cohab-CE).

“Ficamos muito felizes com os resultados colhidos com a Caravana Ceará Um Só, que teve o total apoio do governador Elmano de Freitas. Esse movimento de maior proximidade entre Governo do Ceará e municípios foi só o início de uma jornada de conhecimento, cooperação, inovação e integração para avançar cada vez mais o nosso Estado, criar as melhores oportunidades para a nossa sociedade e melhorar a qualidade de vida dos cearenses”, destacou o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini.

Para os gestores municipais que participaram da Caravana Ceará Um Só, o evento inovador e pioneiro no Brasil se consolidou como um marco na formação de equipes, ampliando capacidades e oferecendo ferramentas práticas para melhorar a gestão pública local.

“Foi um processo fundamental para avançarmos e elevarmos a qualidade dos serviços públicos. Tenho plena convicção de que estamos formando profissionais mais preparados para entregar resultados melhores à população. Cada investimento em conhecimento é, na prática, um investimento no futuro. A Caravana cumpriu exatamente esse papel: levar capacitação e informação que fortalecem nossos municípios e o Estado como um todo. Na ponta, isso se traduz em serviços mais eficientes e em ganhos reais para quem mais importa: o cidadão”, afirmou o prefeito de Pacajus, José Edilson de Carvalho Lima.

Ao participar da última parada de 2025 da Caravana Ceará Um Só, ocorrida na última terça-feira (18), no Centro de Eventos do Ceará, a prefeita de Paracuru, Gabi Façanha, também demonstrou sua satisfação com o evento. “Esta é uma iniciativa extraordinária do Governo do Ceará, conduzida pela Seplag, que realmente aproxima o Estado dos municípios em todas as áreas”, disse. Na ocasião, ela assinou um termo de cooperação com a EGPCE para levar mais capacitação aos servidores municipais.

A prefeita de Paraipaba, Ariana Aquino, também aprovou a Caravana Ceará Um Só e enalteceu a oportunidade de fortalecer ações do Governo do Ceará como o Programa Ceará Sem Fome. “Parabenizo o Governo do Ceará, na pessoa do governador Elmano de Freitas, por essa importante iniciativa. Parabenizo também a primeira-dama Lia de Freitas, que trouxe para a Caravana o pacto por um Ceará Sem Fome. Foi inspirador ver tantos municípios representados por seus servidores. Essa interação entre Estado e prefeituras é essencial para fortalecermos políticas públicas de qualidade e entregarmos melhores serviços aos nossos cidadãos. Como diz o jargão: é o governo que não para, não para, não para”.

Programação

Ao longo da Caravana Ceará Um Só, os participantes conferiram apresentações sobre os principais investimentos realizados pela gestão estadual em cada região e participaram de oficinas temáticas em áreas importantes para a gestão pública municipal, como captação de recursos não onerosos, reforma tributária, reforma previdenciária, transformação digital, gestão patrimonial, governança e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), dentre outros.

“São temas que fortalecem capacidades locais, ampliam a habilidade dos gestores para enfrentar desafios complexos e contribuem para uma administração pública mais moderna, eficiente e alinhada às demandas da população”, enfatizou o secretário Alexandre Cialdini.

Trilha de conhecimento

Outro resultado concreto da Caravana Ceará Um Só foi o lançamento, pela EGPCE, da Trilha de Formação – Programa Ceará Um Só, um conjunto de cursos online voltados ao aprimoramento das capacidades técnicas dos servidores municipais.

Ao todo, são quatro trilhas formativas, cada uma organizada por temas estratégicos da administração pública e com inscrições abertas entre novembro de 2025 e março de 2026.A iniciativa leva para o ambiente digital conteúdos que apoiam prefeituras na modernização de processos, na qualificação das equipes e no fortalecimento da governança local.

Todas as informações sobre a Trilha de Formação – Programa Ceará Um Só estão disponíveis no site da EGPCE: www.egp.ce.gov.br/trilha.

Sobre a Caravana

A Caravana Ceará Um Só integra o programa estadual de governança interfederativa Ceará Um Só, instituído pela Lei Complementar nº 180, de 18 de julho de 2018. A iniciativa começou em maio deste ano e foi concluída no dia 18 de novembro, em Fortaleza, encerrando uma jornada de integração, cooperação e aprendizado que percorreu as 14 regiões de planejamento do Estado: Maciço de Baturité, Sertão de Canindé, Litoral Leste, Vale do Jaguaribe, Litoral Norte, Litoral Oeste/Vale do Curu, Serra da Ibiapaba, Sertão de Sobral, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Crateús, Cariri, Centro Sul, Sertão Central e Grande Fortaleza

Conduzida pela Seplag-CE e EGPCE, a Caravana contou com o apoio de uma ampla rede de parceiros: Cetrede, Banco do Nordeste (BNB), Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Ceará Sem Fome, Universidade Federal do Ceará (UFC), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC) e Centro de Ensino Tecnológico (Centec).