Seplag realiza visita técnica ao programa Primeiro Passo para monitorar recursos do Fecop

27 de novembro de 2025 - 15:39 # # #

TEXTO: Dennis Moraes - Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) realizou, nessa quarta-feira (26), uma visita técnica ao programa Primeiro Passo, em Fortaleza, como parte das ações de monitoramento dos projetos financiados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). A agenda, que esteve nos bairros Granja Portugal e Barra do Ceará, em Fortaleza, foi conduzida pela Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCop) e contou com a participação de técnicos da Secretaria da Proteção Social (SPS), responsável pela execução do programa. 

A coordenadora da CPCop, Carmelita Sampaio, ressaltou o papel estratégico do Fecop para o fortalecimento das políticas sociais do Estado. “O financiamento assegura uma fonte de receita estável e totalmente vinculada ao combate à pobreza e à inclusão social. É profundamente inspirador sair do espaço institucional e ir ao campo para ouvir das próprias pessoas os resultados alcançados e entender o impacto real em suas vidas e nas de suas famílias”, afirmou.Carmelita ressaltou ainda que os avanços obtidos pelo projeto resultam da atuação conjunta entre Governo do Ceará, sociedade civil e parceiros que acolhem os alunos. “Cada jovem é o verdadeiro protagonista dessa trajetória e mostra, com dedicação, como aproveitar a oportunidade recebida”, concluiu.

Durante a visita, a equipe da CPCop acompanhou atividades formativas, conversou com jovens e instrutores e observou como o programa tem ampliado as perspectivas profissionais dos participantes.Para Fernanda Nicole, aluna do curso de Depilação, o Primeiro Passo representa motivação e mudança na projeção de futuro. “Eu vim com uma expectativa mais financeira, mas, quando cheguei, o que me motivou mesmo foi passar a ter uma visão de futuro, ter sede de empreender e construir meu próprio negócio. O programa superou todas as minhas expectativas. Além disso, trouxe amizades e aprendizados que vou levar para a vida”, disse a jovem.

Além das visitas aos locais onde ocorrem os cursos, a equipe da CPCop esteve na sede da SPS, onde conheceu as áreas técnicas da Secretaria e acompanhou o funcionamento dos setores. Durante a visita, a comitiva foi recebida pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Sandro Camilo Carvalho, que detalhou sobre o programa Primeiro Passo, importância do Fecop para a iniciativa e os desafios da arrecadação. Também participaram da reunião técnicos da CPCop Valberg Cavalcante, Roberto Marinho, Arícia Pinheiro, Shirly Guimarães, Arthur Vasconcelos e Gabriel Sousa. Além destes, estiveram presentes o gerente do programa Primeiro passo, Patrick Sousa; as técnicas do projeto Laura Cavalcante e Flávia Marques; e a presidente da Associação Querer Bem, Paula Roberta.

Formação profissional e inclusão produtiva

Executado pela SPS, o Programa Primeiro Passo atende jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade, oferecendo qualificação profissional por meio da linha Jovem Bolsista. A iniciativa disponibiliza cursos reconhecidos pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), totalizando 240 horas de formação ao longo de três meses. Durante o período, cada participante recebe uma bolsa mensal, além da capacitação que estimula a permanência escolar, fortalece o protagonismo juvenil e contribui para a geração de renda das famílias atendidas. 

O projeto também estabelece articulação com empresas públicas e privadas, por meio das linhas Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário, ampliando o alcance das oportunidades de inclusão produtiva.

Visitas

Essa foi a sexta visita de monitoramento físico do Fecop deste ano. O objetivo da ação é verificar, de forma presencial, o andamento das metas, produtos e atividades previstas no planejamento anual, garantindo a boa aplicação dos recursos destinados à redução das desigualdades sociais no Estado.