Seplag reúne parceiros para planejar Caravana Ceará Um Só 2026

27 de novembro de 2025 - 10:35 # # # # #

Raquel Mourão - Texto
Dennis Moraes - Fotos

  

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) promoveu, nessa terça-feira (25), na sede do órgão, uma reunião de alinhamento para planejar as atividades da Caravana Ceará Um Só 2026. O encontro contou com a participação de representantes da Escola de Gestão Pública do Estado (EGPCE), do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), que passa a integrar o grupo de parceiros da jornada interfederativa.

Na ocasião, o titular da Seplag-CE apresentou um balanço da edição de 2025, destacando a cooperação entre Estado e municípios como pilar do projeto de governança interfederativa. “Percorremos as 14 regiões de planejamento do Estado, alcançando os 184 municípios cearenses. Compartilhamos boas práticas de governança pública e capacitamos 3.517 servidores e colaboradores. Firmamos ainda 88 acordos de cooperação técnica com a EGPCE, 54 pactos com o programa Ceará Sem Fome e 17 acordos com a Companhia de Habitação do Estado (Cohab-CE), que poderão resultar na entrega definitiva de escrituras para 1.844 famílias”, afirmou. 

Os participantes avaliaram os resultados da jornada de 2025 e discutiram o modelo que será adotado no próximo ano. Uma das novidades é a inclusão da Alece como colaboradora do projeto. A proposta é que o Parlamento Estadual fortaleça a articulação com as câmaras municipais, contribuindo para o desenvolvimento das competências legislativas locais. “Algumas ações vêm sendo realizadas de forma inovadora na Assembleia. Acredito que temos muito a contribuir com a Caravana nesse aspecto da interlocução junto ao parlamento municipal”, destacou o coordenador de Comunicação Legislativa, Fabrício Machado.

Outra inovação será o início da implementação da Plataforma Ceará, iniciativa voltada a acelerar a transformação digital dos municípios cearenses. Inicialmente, a fase piloto abrangerá as cidades-sede das 14 regiões de planejamento — Acaraú, Aracati, Baturité, Canindé, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Quixadá, Sobral, Tauá e Tianguá. Durante os 18 meses desta etapa experimental, o Governo do Estado disponibilizará gratuitamente a Plataforma Ceará Um Só aos municípios participantes.

A ferramenta permitirá a implementação do balcão de atendimento gov.br, da solução Cidades.gov.br (com informações, notícias e serviços ao cidadão), de painéis municipais no ObservAI (portal inteligente de dados) e do Programa de Privacidade e Segurança. Também viabilizará a capacitação de servidores por meio de Trilhas Digitais, a digitalização de, pelo menos, cinco serviços municipais e a elaboração do Plano Municipal de Governo Digital e da Carta de Serviços.

Ficou acertado ainda que as oficinas previstas para 2026 abordarão temas como gestão tributária fiscal, previdência municipal, governo digital, gestão patrimonial, financiamentos e gestão da folha de pagamento.