Seplag e Sepog firmam acordo de cooperação para modernizar gestão pública
2 de dezembro de 2025 - 09:44 #Cooperação #Gestão #Planejamento
TEXTO: Raquel Mourão - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza (Sepog) firmaram, na tarde desta segunda-feira (1º), um acordo de cooperação técnica voltado ao aprimoramento das ações de planejamento e gestão das duas pastas. A parceria busca intensificar o intercâmbio de informações, tecnologias e boas práticas entre Estado e Município. A assinatura ocorreu na sede da Seplag.
O acordo prevê a atuação conjunta em projetos estratégicos, com foco na integração de sistemas e no fortalecimento de iniciativas relacionadas ao Ceará 2050 e ao Fortaleza 2040. Cada órgão utilizará recursos próprios, sem transferência financeira entre as partes.
O secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, ressaltou a importância dessa troca de conhecimentos e ferramentas. “Vamos convergir para cooperar nas melhores políticas públicas do Estado e da Prefeitura de Fortaleza. Esse acordo permite cooperação nas áreas de compras, material e patrimônio. Vamos compartilhar dados imobiliários e mobiliários, além da base legal, normativa e tecnológica da folha de pagamento, que é a nossa principal despesa corrente”, disse.

Cialdini também citou como benefício da parceria o compartilhamento do fluxo das operações de crédito, financiamentos e investimentos que o Estado Ceará está realizando. “Estamos passando a análise qualitativa e quantitativa dessas operações e a metodologia. Estamos também estabelecendo um calendário de ações programáticas, efetivas, de execução desse compartilhamento”, afirmou.
Para a titular da Sepog, Carolina Monteiro, a colaboração entre as duas pastas vai permitir a criação de soluções inovadoras para o Estado e o município de Fortaleza. “Esse acordo é a materialização da irmandade entre Seplag e Sepog. Ele vai dar muito frutos porque vai ser baseado no diálogo, na aprendizagem, na pesquisa e, sobretudo, na capacidade que nós temos de criar soluções conjuntas. E soluções inovadoras são feitas com pessoas conversando, vendo as necessidades e construindo juntos”, frisou.
A Seplag disponibilizará capacitações, informações, boas práticas e sistemas desenvolvidos pela secretaria, incluindo o Sistema de Solicitação de Acesso (SSA), a folha de pagamento e o programa de qualidade de vida para aposentados. Já à Sepog caberá disponibilizar os sistemas automatizados de gestão patrimonial móvel e de almoxarifado para a Seplag, assegurando acesso às funcionalidades, documentação técnica, arquitetura, e fluxos operacionais.
Com vigência inicial de 24 meses, o acordo estabelece também a criação de um grupo de acompanhamento responsável por monitorar a execução das atividades. A iniciativa reforça a integração entre o Estado e o município de Fortaleza e impulsiona melhorias na gestão pública.

Participaram da assinatura os secretários executivos da Seplag Rejane Felipe (Planejamento e Gestão Interna), José Garrido Braga Neto (Gestão de Pessoas) e Sidney Leão (Gestão de Compras e Patrimônio). Também estiveram presentes o diretor da Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), Saulo Braga; as gestoras da Sepog Patrícia Campos (secretária executiva) e Ana Elisa Campos (coordenadora de gestão de patrimônio e almoxarifado); e dirigentes do Sindicato dos Fazendários do Ceará.