Seplag e Detran apresentam projeto viário para otimizar tráfego no Cambeba e entorno

4 de dezembro de 2025 - 15:07 # # # # #

Raquel Mourão - Texto
Dennis Moraes - Fotos

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) apresentaram, nessa quarta-feira (3), o projeto viário que pretende otimizar o tráfego nas entradas e saídas para o Centro Administrativo do Estado (Cambeba) e melhorar a circulação interna de veículos. O estudo também prevê o aumento no número de vagas de estacionamento, além de melhorias na sinalização e urbanização do local. A reunião ocorreu na sede da Seplag-CE, no próprio Cambeba.

O secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, elogiou o trabalho conduzido pelo Detran-CE, que atendeu a uma demanda da Secretaria. “A elaboração de um novo projeto viário para o centro administrativo é uma etapa essencial para garantir mais qualidade de vida aos servidores e à comunidade que utiliza o espaço para lazer e práticas esportivas. Hoje, enfrentamos alguns desafios que impactam diretamente o bem-estar de todos. Ciente desse cenário, a Seplag solicitou ao Detran a realização de um estudo técnico para tornar o Cambeba mais seguro, funcional e acessível. Estamos construindo um ambiente mais bonito, organizado e acolhedor”, afirmou.

O diretor de Trânsito do Detran-CE, Júlio Cavalcante, explicou o estudo de trânsito e mobilidade feito para o complexo. Segundo ele, a análise considerou o fluxo da avenida José Américo até a entrada do Cambeba, levando em conta o crescimento dos órgãos instalados, o aumento de visitantes e os problemas relatados por usuários. “Observamos o deslocamento dentro do espaço do Cambeba, identificamos estacionamentos irregulares e ordenamos esses espaços para termos um fluxo maior e mais tranquilo”, ressaltou.

Para resolver o problema da falta de vagas, Cavalcante destacou a proposta de criação de bolsões de estacionamento. “Precisávamos retirar os veículos da área de rolamento e guardá-los em um lugar que não atrapalhasse (o fluxo interno)”, disse.

O gestor do Detran também comentou sobre as dificuldades relacionadas à saída de veículos no fim do expediente, quando há maior concentração de carros deixando o complexo ao mesmo tempo. “Fomos estudar o fluxo dentro do Cambeba na hora da saída e chegamos à solução de ampliar os acessos. Serão três saídas e três entradas”, destacou.

Com a apresentação do projeto viário, a equipe da Seplag-CE inica agora a fase de definição dos orçamentos e divisão de responsabilidades para a execução das intervenções.

Participaram do encontro representantes da Agência Reguladora (Arce), Secretaria das Cidades (SCidades), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Escola de Gestão Pública (EGPCE), Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), Defensoria Pública, Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (Ipece).

O projeto técnico foi desenvolvido pela empresa Certare.