Novos produtos digitais reforçam transparência e gestão do Fecop
18 de dezembro de 2025 - 14:21
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Para dar mais transparência e visibilidade à relevância e à gestão do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), administrado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), a Coordenadoria de Promoção de Políticas Combate à Pobreza (CPCop) apresentou, nesta semana, ao titular da Pasta, secretário Alexandre Cialdini, dois novos produtos digitais: uma cartilha e uma plataforma de georreferenciamento dos projetos financiados.
Para o gestor, as iniciativas reforçam o compromisso com a transparência e representam um avanço importante na modernização da gestão pública. “A cartilha é um instrumento didático que contribui para que a sociedade conheça a relevância do Fecop. Já a implementação e a manutenção de um sistema de georreferenciamento dos projetos do Fecop permite transformar dados em informação estratégica, garantindo que os recursos do Fundo cheguem de forma mais precisa aos municípios, às pessoas e aos territórios que mais precisam”, afirmou Alexandre Cialdini.
De acordo com a coordenadora da CPCop, Carmelita Sampaio, os novos produtos compreendem planejamento, monitoramento e avaliação das ações financiadas, além de fortalecerem a integração das políticas públicas e o controle social.
“A cartilha foi elaborada em linguagem simples e acessível e é destinada ao cidadão em geral. O principal objetivo é possibilitar que o leitor — o cidadão comum — consiga, de forma clara e intuitiva, localizar, compreender e utilizar as informações relacionadas às políticas públicas financiadas pelo Fecop, inclusive quanto às formas de acesso, caso tenha interesse em ser beneficiário”, disse Carmelita Sampaio.
Com relação à nova ferramenta de georreferenciamento dos projetos financiados pelo Fecop, a coordenadora da CPCop destaca benefícios como maior transparência e controle social, apoio ao planejamento e à tomada de decisão, fortalecimento do monitoramento e da avaliação dos projetos, integração entre políticas públicas e uso mais eficiente dos recursos do Fecop.
“O objetivo da iniciativa foi entregar um produto digital funcional, interativo e intuitivo, capaz de ampliar a transparência pública e fortalecer o controle social, além de subsidiar a atuação dos órgãos de controle do Estado do Ceará, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE)”, reforça o servidor Gabriel Simões, da CPCop.
A ferramenta de georreferenciamento foi desenvolvida pelo analista de sistemas João Miranda, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Cotec) da Seplag, com o apoio técnico de Priscila Silva Rodrigues Falconeri, assessora do Gabinete da Pasta.

“A aplicação tornará possível ver melhor a destinação dos recursos, número de pessoas beneficiadas e a distribuição entre as macrorregiões do Ceará. Além disso, ela também trará outros benefícios para as pessoas que recebem os recursos do Fecop por meio de cartões como o Cartão Alimentação Ceará Sem Fome e o Cartão Mais Infância, como a possibilidade de verificar em um só lugar os estabelecimentos comerciais que aceitam esses meios de pagamento”, explicou o analista de sistemas João Miranda.
Disponibilização
Conforme a coordenadora Carmelita Sampaio, a cartilha e a ferramenta de georreferenciamento dos projetos estão passando por ajustes finais e serão disponibilizadas no site da Seplag em janeiro de 2026.
Saiba mais
Atualmente, o Fecop financia programas sociais cruciais para a população vulnerável, como o Cartão Alimentação Ceará Sem Fome, o Cartão Mais Infância Ceará, o Programa Jovem Aprendiz, o Auxílio Catador, o Agente Jovem Ambiental, e o Programa Primeiro Passo.