Seplag e EGPCE garantem adesão de 100% dos municípios do Ceará à NFS-e
7 de janeiro de 2026 - 14:56 #Ceará um só #EGPCE #NFS-e #Nota fiscal #Reforma Tributária
Ascom Seplag/Ascom EGPCE

O Ceará foi o único estado da Região Nordeste a alcançar a adesão de 100% de seus municípios à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), consolidando um movimento estratégico de preparação para as mudanças trazidas pela Reforma Tributária, cujas diretrizes passaram a vigorar em 1º de janeiro de 2026. O feito foi alcançado graças à articulação realizada junto aos municípios pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE).
“Isso representa um avanço expressivo na modernização da administração tributária municipal. A iniciativa amplia a padronização dos processos fiscais, fortalece a transparência e eleva a eficiência na arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS)”, destaca o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, lembrando que a articulação para a adesão dos municípios NFS-e foi uma das ações do programa de governança interfederativa Ceará Um Só.
Os municípios também contaram com apoio técnico direto de consultores do Ceará Um Só do município de Sobral, que atuaram de forma integrada no processo de orientação e adesão à NFS-e. A atuação contribuiu para o fortalecimento da capacidade técnica local e para a adequação dos entes municipais às exigências do novo modelo tributário nacional.
“Por meio de ações formativas, orientação técnica e articulação institucional, a Seplag-CE, a EGPCE e as equipes envolvidas desempenharam papel decisivo para garantir que os municípios estejam preparados para os novos desafios fiscais. Assim, esse resultado reflete um esforço coletivo entre Estado e municípios”, afirma o diretor da EGPCE, Saulo Braga.