Seplag define ações da Caravana Ceará Um Só 2026

13 de janeiro de 2026 - 14:30

TEXTO E FOTOS: Raquel Mourão

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) promoveu, nessa segunda-feira (12), na sede do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), uma reunião para definir as ações da Caravana Ceará Um Só 2026. O encontro contou com a participação de representantes da Escola de Gestão Pública do Estado (EGPCE) e do Cetrede.

Na ocasião, o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, destacou a importância da governança interfederativa para o desenvolvimento do Ceará. Segundo ele, a Caravana Ceará Um Só 2025 focou na colaboração mútua entre Estado e municípios como meio de fortalecer a governança pública, ampliar a autonomia fiscal local, melhorar os indicadores socioeconômicos e elevar a qualidade de vida da população.

Para 2026, a articulação com os municípios continua e o projeto vai investir no aprofundamento de temas sobre governo digital, gestão de pessoas e previdência, patrimônio, educação financeira, orçamento e captação de recursos. A jornada, que este ano ocorrerá entre maio e junho, também levará informações sobre cadastramento imobiliário, processos de compras institucionais, segurança da informação, securitização, entre outros assuntos.

Uma das grandes inovações da versão de 2026 será o início da implementação da Plataforma Ceará Um Só, iniciativa voltada a acelerar a transformação digital dos municípios cearenses. Inicialmente, a fase piloto abrangerá as cidades-sede das 14 regiões de planejamento — Acaraú, Aracati, Baturité, Canindé, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Quixadá, Sobral, Tauá e Tianguá. Durante os 18 meses desta etapa experimental, o Governo do Estado disponibilizará gratuitamente a Plataforma Ceará Um Só aos municípios participantes.

A ferramenta permitirá a implementação do balcão de atendimento gov.br, da solução Cidades.gov.br (com informações, notícias e serviços ao cidadão), de painéis municipais no ObservAI (portal inteligente de dados) e do Programa de Privacidade e Segurança. Também viabilizará a capacitação de servidores por meio de Trilhas Digitais, a digitalização de, pelo menos, cinco serviços municipais e a elaboração do Plano Municipal de Governo Digital e

O secretário Cialdini adiantou ainda que a Caravana 2026 será lançada oficialmente no dia 5 de fevereiro, no auditório da Seplag.