GTDep abre 2026 com balanço de ações e foco na valorização dos servidores
3 de fevereiro de 2026 - 17:14 #GTDEP
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag
A primeira reunião de 2026 do Grupo Técnico de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (GTDep), realizada nesta terça-feira (3), no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), reuniu representantes de todos os órgãos e entidades do Governo do Ceará e abordou as realizações de 2025 e a programação para este ano. O GTDep é coordenado pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), vinculada à Seplag, e tem entre seus objetivos implementar a Política de Desenvolvimento de Pessoas, promover a valorização do servidor público estadual e fortalecer a integração entre a EGPCE e os órgãos do Executivo, com uso otimizado dos recursos.

Ao abrir o evento, o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, destacou que a Seplag é uma das secretarias que mais recebe servidores públicos, refletindo a diversidade de órgãos, carreiras e perfis que passam diariamente pela Pasta. “É aqui que convergem políticas públicas estratégicas do Estado do Ceará. A Secretaria atua diretamente na gestão de cerca de 180 mil servidores ativos e inativos, além de responder por toda a base patrimonial móvel e imóvel do Estado. Também é responsável por áreas centrais como tecnologia da informação, governança de dados e transformação digital, com destaque para o programa Ceará Mais Digital, sediado na Seplag”, afirmou Cialdini.
O gestor destacou ainda que também passam pela Seplag toda a gestão da área de pessoas, incluindo os programas de capacitação e formação, executados pela EGPCE, o que reforça a importância de manter a Secretaria como um espaço permanente de acolhimento, troca de conhecimento e desenvolvimento profissional.

“Essa é a dimensão da missão confiada pelo governador Elmano de Freitas: influenciar continuamente a melhoria da capacidade do Estado, garantindo que o conhecimento esteja sempre acessível e que as políticas públicas avancem com qualidade, eficiência e impacto real na vida dos cearenses”, concluiu Cialdini.
Caravana Ceará Um Só
Na ocasião, o secretário Alexandre Cialdini lembrou que a Caravana Ceará Um Só 2026 será lançada nesta sexta-feira (6), na Seplag. A iniciativa faz parte do programa de governança interfederativa Ceará Um Só e busca aproximar Estado e municípios, com uma agenda que inclui formações em áreas como captação de recursos, reforma tributária, gestão patrimonial e gestão de pessoas, dentre outras.
Na edição de 2025, a Caravana Ceará Um Só mobilizou os 184 municípios cearenses e proporcionou qualificação técnica para mais de quatro mil gestores e técnicos municipais.
Realizações
Durante a reunião, o diretor da EGPCE, Saulo Braga, apresentou um balanço das ações da Escola em 2025 e as principais inovações para 2026. Além da Caravana Ceará Um Só 2025, que resultou em quatro trilhas de formação e no desenvolvimento de uma plataforma virtual voltada para os municípios, o gestor também ressaltou a criação da Editora EGPCE, o MBA em Gestão Pública, realizado em parceria com a Unifor, e a conquista do bronze no Selo de Integridade da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE).

Para este ano, Saulo Braga destacou o desenvolvimento de ações para estimular o engajamento e reconhecer o mérito dos servidores que participam das formações ofertadas pela EGPCE e a implementação do Programa Saúde e Qualidade de Vida EGPCE, dentre outras iniciativas. “Nosso compromisso é melhorar a qualidade de vida dos servidores e, por meio da formação contínua, entregar à sociedade um serviço público cada vez mais qualificado”, afirmou.
Valorização dos servidores
A primeira reunião de 2026 do GTDep também contou com a participação do secretário executivo de Gestão de Pessoas da Seplag-CE, José Garrido Braga Neto, e da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Seplag-CE, Rejane Felipe.

“O conjunto de políticas públicas implementadas em 2025 reafirma a valorização das pessoas como principal patrimônio do Governo do Ceará. Ao longo desse processo, foram estruturadas e fortalecidas diversas carreiras, com avanços no planejamento de ações estratégicas voltadas à saúde e à segurança no trabalho, contribuindo para a qualificação permanente do serviço público e para melhores condições de atuação dos servidores”, observou Garrido Braga Neto.