Caravana Ceará Um Só 2026 avançará na modernização da gestão pública municipal
6 de fevereiro de 2026 - 17:10
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) e da Escola de Gestão Pública (EGPCE), iniciou, nesta sexta-feira (6), mais uma jornada inovadora de qualificação e integração entre Estado e municípios, a partir do lançamento da Caravana Ceará Um Só 2026. O evento ocorreu no auditório da Seplag-CE e reuniu uma plateia qualificada de gestores e técnicos estaduais e municipais.
Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, reforçou o caráter vanguardista da Caravana Ceará Um Só, que alcançou êxito na edição de 2025 e promete avançar ainda mais na modernização da gestão pública durante a edição de 2026.

“A Seplag-CE e a EGPCE têm uma grande responsabilidade, haja vista que o programa de governança interfederativa Ceará Um Só, que tem entre suas ações a Caravana, é uma iniciativa que coopera e compartilha conhecimento com os 184 municípios cearenses. A Seplag-CE é um órgão que capitaneia um conjunto de políticas públicas do Ceará, incluindo a gestão de materiais, pessoas e orçamento. E isso não pode ser feito olhando apenas para Fortaleza e Região Metropolitana. Temos a responsabilidade de entender que o Ceará é um só. Por isso, o governador Elmano de Freitas abraçou a iniciativa e tem nos dado todo apoio necessário para realizarmos ações planejadas e orientadas para o processo de melhoria das políticas públicas, a fim de que elas cheguem a todos os municípios”, afirmou Cialdini.
O titular da Seplag-CE foi um dos palestrantes do painel “Governança pública: boas práticas adotadas pelo Governo do Ceará e pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), que também teve a participação do diretor da EGPCE, Saulo Braga, e do diretor-geral do Instituto Plácido Castelo (TCE-CE), Luís Eduardo Menezes.
Em sua apresentação, Alexandre Cialdini apresentou o cronograma da Caravana Ceará Um Só 2026, cujos encontros presenciais nas 14 regiões de planejamento do Ceará serão realizados entre março e junho, abordando os temas Governo digital; Gestão de pessoas e previdência; Gestão patrimonial; Educação financeira; Gestão orçamentária; e Projetos para a captação de recursos.
Conforme o secretário, a ordem de visitas da Caravana Ceará Um Só às regiões de planejamento será a seguinte: Maciço de Baturité (Baturité), Sertão de Canindé (Canindé), Litoral Leste (Aracati), Vale do Jaguaribe (Russas), Litoral Norte (Acaraú), Litoral Oeste/Vale do Curu (Itapipoca), Serra da Ibiapaba (Tianguá), Sertão de Sobral (Sobral), Sertão dos Inhamuns (Tauá), Sertão dos Crateús (Crateús), Cariri (Crato), Centro Sul (Iguatu), Sertão Central (Quixadá) e Grande Fortaleza (Fortaleza).
Assim como em 2025, a Caravana Ceará Um Só deste ano contará com a parceria do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede).
Balanço
Na primeira edição da Caravana Ceará Um Só, realizada em 2025, foram qualificados mais de 3,5 mil gestores e técnicos municipais nas 14 regiões de planejamento do Ceará. A iniciativa contou com uma equipe de 105 pessoas e gerou resultados como a assinatura de 19 acordos de cooperação técnica com a Companhia de Habitação do Ceará (Cohab), viabilizando a entrega das escrituras definitivas a 1.995 famílias cearenses; assinatura de 88 Acordos de Cooperação com a EGPCE; assinatura de 54 Pactos do Ceará Sem Fome; e a disponibilização de trilhas de formação para os municípios e sociedade em geral a partir do ambiente virtual de aprendizagem da EGPCE.
A Caravana também disponibilizou a Minuta da Reforma Tributária; apresentou práticas objetivas para a implementação das reformas tributária e previdenciária; informou sobre oportunidades para captação de recursos para os municípios.
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Outro importante resultado da Caravana Ceará Um Só foi a adesão integral dos municípios cearenses à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), ampliando o acesso a transferências voluntárias e a convênios federais.
A iniciativa contribuiu para que o Ceará passasse a integrar o grupo de 12 estados brasileiros com 100% de adesão municipal ao sistema, além de liderar o Nordeste nesse indicador.
“Houve um esforço contínuo para que os 184 municípios ingressassem no Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica, evitando a perda de recursos. A adesão foi decisiva. Sem esse cadastro, os municípios não poderiam receber transferências voluntárias nem firmar convênios. Nenhum outro ente no país realizou um trabalho dessa dimensão. O Ceará foi o único estado do Nordeste a garantir a inclusão de todos os seus municípios”, reforçou o secretário Alexandre Cialdini, que também aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho e a dedicação dos servidores e colaboradores da Seplag-CE e da EGPCE, que contribuíram de forma decisiva para o êxito da Caravana.
Interiorização
Na sequência da apresentação do titular da Seplag-CE, o diretor da EGPCE, Saulo Braga, apresentou os principais números da instituição relacionados à Caravana e destacou o processo de interiorização da Escola, que desenvolveu e disponibilizou um Ambiente Virtual de Aprendizagem personalizado para os municípios.

“O caminho da interiorização, ao levar também a transformação digital aos municípios, gera ganhos diretos para a população cearense. É essa a agenda que defendemos. Como servidores públicos, temos o compromisso de garantir que o serviço público chegue à ponta com mais qualidade e eficiência. Os municípios, que estão na linha de frente da cidadania, enfrentam historicamente limitações de recursos. Fortalecer a gestão local é essencial para ampliar o acesso a serviços públicos mais modernos e resolutivos”, disse Saulo Braga.
Experiência de sucesso
Durante o painel, o diretor-geral do Instituto Plácido Castelo (TCE-CE), Luís Eduardo Menezes, apresentou o Programa TCEduc, que promove ações educacionais voltadas para o desenvolvimento da gestão pública, o exercício da cidadania e o aprimoramento do controle social.

“O objetivo é fortalecer as relações institucionais entre os governos municipais, estadual e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará. As ações do Programa incluem cursos, oficinas e palestras em formatos presenciais, on-line e híbridos”, explicou Menezes.
De acordo com o gestor, no biênio 2026/2027, o Programa TCEduc será realizado nas modalidades municipal e regional. Serão abordados temas como Licitações e Contratações à luz da Lei nº 14.133/2021; Novo Marco da Prestação de Contas de Gestão Municipal (IN nº 01/2025); Controle Social das Contas Públicas; O Pacto Cearense pela Primeira Infância: Transformando Intenções em Ações; Sustentabilidade: Transformando desafios ambientais em desenvolvimento, oportunidade e qualidade de vida; e Ouvidoria: Conheça o movimento que embala o controle social.
Transformação digital
A programação da manhã do lançamento da Caravana Ceará Um Só 2026 também incluiu o painel “O impacto da transformação digital na gestão pública e na vida das pessoas”, proferido pelo especialista em Transformação Digital, Hiperautomação e Automação de Processos de Negócio, Airton Caetano.

Na oportunidade, ele apresentou o conceito de transformação digital, os benefícios que ela gera e casos de sucesso em municípios brasileiros.
“A transformação digital é, antes de tudo, um processo de mudança estrutural, que se apoia no uso de tecnologias digitais para tornar a gestão mais eficiente, integrada e orientada a resultados. Esse conceito parte do princípio de que é necessário pensar antes, durante e depois da implementação, garantindo que cada etapa ocorra de forma organizada, detalhada e consistente”, afirmou.
Conforme o painelista, na transformação digital, a mudança organizacional se sustenta em quatro pilares fundamentais: pessoas, processos, tecnologias e dados. O ponto de partida são as pessoas, considerando suas necessidades e o papel de cada uma no processo. Em seguida, vêm os processos, que devem ser revistos e aprimorados para promover melhorias estruturais. As tecnologias entram como suporte, sendo escolhidas de acordo com sua aderência aos processos definidos. Por fim, os dados são essenciais para medir resultados, orientar decisões e garantir políticas públicas baseadas em evidências.
“A transformação digital impacta positivamente o setor público ao melhorar o atendimento ao cidadão, tornar o trabalho do servidor mais eficiente e elevar a qualidade da gestão pública, com redução de custos, decisões baseadas em dados, mais transparência e serviços públicos mais acessíveis e alinhados às necessidades da sociedade”, concluiu Airton Caetano.
Plataforma Ceará Um Só
A programação de lançamento da Caravana Ceará Um Só prosseguiu durante à tarde, com uma oficina formativa exclusiva para os 14 municípios-polo das regiões de planejamento, que fazem parte do projeto-piloto da Plataforma Ceará Um Só, estratégia interfederativa para a aceleração das transformação digital dos municípios cearenses.

O momento foi conduzido pelo especialista em Gestão de Projetos de Modernização da Gestão Pública, Marcelo Marcony. “O propósito é acelerar a transformação digital, que se concretiza efetivamente nos municípios, com o trabalho dos servidores municipais. Trata-se de um projeto-piloto que já nasce com dimensão ampliada. A iniciativa começa com 14 municípios, como etapa de preparação para uma expansão gradual que poderá alcançar os 184 municípios do Ceará”, enfatizou Marcony.
A Plataforma Ceará Um Só faz parte do Programa Ceará Mais Digital, que conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A ferramenta está alinhada ao Plano Plurianual 2024–2027, à Estratégia de Governo Digital do Estado e ao Programa de Governança Interfederativa Ceará Um Só, instituído pela Lei Complementar nº 180/2018.