Ceará sediará em maio 15º Congresso Consad de Gestão Pública

6 de fevereiro de 2026 - 18:08 # # #

Raquel Mourão - Texto
José Wagner - Casa Civil - Foto

O Ceará será a sede do 15º Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) de Gestão Pública, que será realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2026, no Centro de Eventos, em Fortaleza A definição foi anunciada nesta sexta-feira (6), durante reunião do Conselho que marcou o alinhamento da governança interna e o planejamento estratégico das agendas para 2026.

O presidente do Consad, Samuel Pontes, destacou a relevância do encontro, que consolidou decisões estruturantes para o próximo ciclo de atuação do colegiado. “Estamos dedicados à organização do 15º Congresso Consad, à consolidação das comissões e grupos de trabalho e ao fortalecimento da atuação propositiva do Conselho no debate nacional sobre gestão pública”, afirmou.

Segundo ele, a pauta prioritária dos secretários neste semestre envolve o fortalecimento da coordenação federativa entre os estados, a qualificação da gestão pública estadual com foco em inovação, capacidade institucional e modernização administrativa, além da preparação técnica e política das agendas que serão aprofundadas no Congresso — especialmente temas ligados à gestão de pessoas, transformação digital e sustentabilidade fiscal.

Descentralização

A decisão de transferir o congresso para Fortaleza – inicialmente, previsto para São Paulo –, reforça a política de descentralização do Conselho e o compromisso com o protagonismo dos estados, marcando mais uma edição do evento fora de Brasília.

“A escolha de Fortaleza para sediar nosso congresso em 2026 é um passo significativo no compromisso de fortalecer a gestão pública em todas as regiões do Brasil. É uma demonstração do nosso empenho em promover o debate e a troca de experiências, valorizando as particularidades e o protagonismo de cada estado. Estamos construindo um evento que será um marco para a gestão pública nacional, com foco em inovação, eficiência e sustentabilidade fiscal”, ressaltou Samuel Pontes.

Protagonismo

O secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, comemorou a escolha do Estado como sede do encontro e destacou os impactos institucionais e econômicos da decisão. “Essa escolha nos honra bastante e coloca o Ceará numa rota extremamente importante, que é a rota dos grandes congressos e eventos da área técnica e institucional. Vamos ter a oportunidade de recepcionar aproximadamente 5 mil participantes. Teremos a participação de todas as secretarias de Administração e Planejamento dos estados brasileiros, com seus gestores, técnicos e servidores”, destacou.

Cialdini também enfatizou a presença do setor produtivo e da academia na programação. “Haverá ainda participação de empresas, com estandes de apresentação, e o congresso tem também um viés acadêmico muito positivo, com apresentação de trabalhos científicos e papers relativos à administração pública no Brasil”, concluiu.