Seplag apresenta aplicativo Rota Cambeba a gestores de RH dos órgãos estaduais
12 de fevereiro de 2026 - 15:53
TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Matheus Moraes - Ascom Seplag
A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da sua Secretaria Executiva de Gestão de Compras e Patrimônio, recebeu, nesta quinta-feira (12), em seu auditório, representantes da área de Recursos Humanos (RH) dos 22 órgãos que utilizam o serviço de rota de ônibus para o transporte de trabalhadores do Governo do Ceará. O objetivo do encontro foi apresentar mais uma inovação em desenvolvimento para modernizar o serviço, melhorar a experiência do usuário e racionalizar os gastos públicos: o aplicativo Rota Cambeba.

A inovação, desenvolvida por meio do Programa Cientista-Chefe – parceria entre a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento. Científico e Tecnológico (Funcap) e o Governo do Ceará – deverá ser implementada ao longo dos próximos meses, após uma série de estudos conduzidos pela Seplag. “O projeto tem como objetivo dar mais segurança aos usuários, reduzir o tempo de deslocamento, melhorar a qualidade de vida dos servidores e proporcionar uma experiência mais eficiente no dia a dia”, destacou o secretário executivo de Gestão de Compras e Patrimônio da Seplag-CE, Caio Vitor.
Na oportunidade, o gestor reforçou a importância da área de Recursos Humanos para a implementação do aplicativo Rota Cambeba, bem como para as demais melhorias previstas para o serviço de transporte dos trabalhadores do Governo do Ceará. “O sucesso dessa iniciativa passa diretamente pela contribuição de vocês, gestores de Recursos Humanos. O engajamento de cada órgão será fundamental para orientar as equipes sobre a utilização correta do sistema e suas funcionalidades”, afirmou.

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Rejane Felipe, também participou do evento e lembrou a importância da parceria entre a Secretaria do Planejamento e Gestão e os demais órgãos para a operacionalização das melhorias nas rotas. “Sem a participação e o apoio de cada um, não conseguiremos implementar o projeto de maneira organizada e eficiente. A construção é conjunta. O envolvimento de todos é fundamental para garantir um serviço mais seguro, estruturado e alinhado às necessidades dos servidores”, disse.

Durante o evento, a equipe do Programa Cientista-Chefe apresentou ao público presente os pontos de melhoria no serviço, como a otimização das rotas, trajetos e horários, evitando, por exemplo, lotação ou esvaziamento de veículos e uma longa permanência dos usuários dentro do ônibus.
Também foram apresentadas as funcionalidades do aplicativo Rota Cambeba, que terá o perfil do usuário e também o perfil do RH, onde será possível, por exemplo, solicitar acesso, registrar ocorrências e monitorar o serviço.
“As decisões do RH no Rota Cambeba quanto à validação dos usuários seguem critérios previamente definidos, garantindo a padronização e a consistência no processo de tomada de decisões estratégicas”, exemplificou o secretário executivo Caio Vitor. “Sem dúvida, haverá uma evolução muito positiva na experiência dos usuários das rotas e da gestão do Governo do Ceará sobre esse serviço”, concluiu.