Edifício Seplag estrutura instância integrada para ações da brigada de incêndio

19 de fevereiro de 2026 - 12:13 # # #

Ascom Seplag

Representantes da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), da Defensoria Pública Geral do Estado (DPGE), da Secretaria das Cidades (SCidades), do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participaram, no último dia 12 de fevereiro, de reunião de alinhamento interinstitucional para a estruturação de uma instância integrada de coordenação das ações de brigada de incêndio no Edifício-Sede.

O encontro, realizado na Seplag-CE, teve como objetivo organizar e fortalecer a atuação conjunta dos órgãos que compartilham o prédio, garantindo maior eficiência e segurança em situações de emergência. A iniciativa promove uma atuação coordenada em casos de incêndio e pânico, em conformidade com a Norma Regulamentadora nº 23 (NR-23) e com as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros.

“Durante a reunião, foram discutidos a indicação de representantes brigadistas por órgão, a definição de atribuições e os próximos passos para a formalização da instância integrada. A proposta é consolidar um modelo de governança colaborativa que assegure respostas ágeis e alinhadas diante de eventuais ocorrências”, pontuou o colaborador da Célula de Manutenção, Infraestrutura e Sustentabilidade Institucional (Cemis) da Seplag, Victor Hugo Almeida.

A ação é um desdobramento do curso de brigadista realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros, sob a condução Coordenadoria Administrativo-Financeira (Coafi) da Seplag, por meio da Cemis, reforçando o compromisso da gestão com a prevenção e a segurança no ambiente de trabalho.

“Cabe destacar, ainda, que o Projeto de Segurança contra Incêndio do Edifício Seplag já conta com a aprovação do Corpo de Bombeiros, e os trâmites para a contratação da empresa executora pela implementação das medidas previstas estão em andamento”, acrescenta o orientador da Cemis, Valdir Pinheiro.