Ceará avança na implantação do Gestaopublicagov.br e realiza nova capacitação em março

20 de fevereiro de 2026 - 14:29 # # #

Ascom Seplag

Como parte do trabalho de implementação do Modelo de Governança e Gestão Pública (Gestaopublicagov.br) na administração pública estadual, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Modernização da Gestão do Estado (Comge), promoverá, em março, uma capacitação sobre o tema com os órgãos/entidades do Governo do Ceará.

A ação, que será realizada em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), tem por objetivo explicar o Modelo e apresentar o sistema que será utilizado, proporcionando aos participantes uma experiência prática de todas as etapas da implantação.

De acordo com o coordenador da Comge, Ricardo Ribeiro, 30 órgãos/entidades do Governo do Ceará participam do ciclo de aplicação Gestaopublicagov.br em 2026. A coordenação da implantação do Modelo é realizada pela Seplag/Comge. O trabalho também conta com o apoio de técnicos da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE-CE), EGPCE, Casa Civil, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

“O Gestaopublicagov.br representa um modelo estruturado de governança e gestão do Governo Federal, concebido a partir de padrões de referência que integram e sistematizam boas práticas organizacionais. Sua proposta é fortalecer as instituições públicas, aperfeiçoar fluxos e processos, elevar os níveis de eficiência e efetividade e ampliar a capacidade do Estado de gerar valor para a sociedade”, explica Ricardo Ribeiro.

Conforme o gestor, o Modelo de Governança e Gestão Pública começou a ser implantado no Ceará em 2021. Desde 2024, o Estado fica em segundo lugar no ranking nacional de aplicação do Gestaopublicagov.br. Em 2025 foram registradas 118 aplicações, sendo 76 no Executivo estadual e 42 nos municípios. “Isso demonstra um elevado grau de comprometimento das instituições com a implantação de melhores práticas de governança e gestão”, enfatiza.