Seplag-CE promove debate virtual sobre apostas e educação financeira

23 de junho de 2026 - 14:31 # # # #

Texto: Thamires Assunção - Ascom Seplag | Foto: Ascom Seplag

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), realizou nesta terça-feira (23) o segundo encontro virtual do Programa de Educação Financeira do Estado do Ceará, iniciativa que busca fortalecer o conhecimento financeiro da população e consolidar a educação financeira como uma política pública permanente. Com o tema “Apostas Online: Impactos Financeiros e Sociais”, o webinário reuniu especialistas para discutir os efeitos das chamadas bets sobre a renda, o endividamento e a qualidade de vida das famílias.

O evento foi conduzido pelo jornalista de Economia, Samuel Pimentel, e contou com a participação do secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, do professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC), Chico Neto, e do cofundador da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé.

Durante o debate, os participantes destacaram a necessidade de ampliar o acesso à informação e ao conhecimento financeiro como forma de prevenção ao endividamento e aos impactos sociais provocados pelo crescimento das apostas online.

Para o secretário Alexandre Cialdini, a educação financeira é uma temática necessária que precisa ocupar espaço central nas políticas públicas voltadas à cidadania e ao desenvolvimento econômico. 

“Por orientação do governador Elmano de Freitas, a Seplag estruturou um programa que permitiu ao Ceará construir sua Estratégia Estadual de Educação Financeira. O próximo passo é encaminhar à Assembleia Legislativa uma proposta para consolidar essa iniciativa como política pública permanente, assegurando que a educação financeira ocupe um espaço central nas ações voltadas à cidadania, à inclusão e ao desenvolvimento econômico do Estado”, destacou. 

Cialdini ressaltou ainda que a iniciativa terá caráter transversal, alcançando diferentes setores da sociedade, especialmente as escolas. “Nós vamos chegar nas escolas. Temos sim que discutir o uso do dinheiro. Isso não é um problema, pelo contrário, é a solução. A gente tem que discutir junto à sociedade como lidar e como criar valor através do dinheiro”, afirmou.

Palestra

Na palestra principal do encontro, o professor Chico Neto alertou para o crescimento das apostas como um problema que já apresenta características de uma crise social e econômica. “A casa sempre ganha e o usuário sempre perde. Essa abordagem nossa aqui hoje funciona como um contra-ataque de conscientização. É uma ferramenta para a defesa do consumidor e da economia pessoal, coletiva e nacional”, afirmou.

O pesquisador também chamou atenção para os impactos das apostas na saúde mental e no orçamento das famílias.

“Com o celular na mão, o cassino não fecha nunca. Para quem vive com o orçamento apertado, a promessa de ganho rápido pode parecer uma saída, mas muitas vezes funciona como uma armadilha. Não é só perder dinheiro; é perder a paz em casa, o equilíbrio financeiro e a saúde mental”, observou.

Já o líder social Francisco José Pereira de Lima, conhecido nacionalmente como Preto Zezé, defendeu que o enfrentamento ao problema deve ir além de campanhas de proibição e focar na criação de oportunidades reais para a população.

“A gente precisa construir oportunidades. Sem construir oportunidades reais, a gente não vai poder enfrentar essa maré. Não vamos produzir uma agenda de desenvolvimento econômico voltada para essas pessoas se a gente cair apenas no moralismo”, afirmou.

Segundo Preto Zezé, a educação financeira deve contribuir para que as pessoas desenvolvam autonomia para planejar o futuro. “O real poder que a gente tem é produzir outra perspectiva na sociedade, capaz de escolher, ter discernimento para fazer suas próprias escolhas e não dedicar o seu futuro à sorte, mas planejar um futuro inteiro”, concluiu.

O webinário integra a programação do Programa de Educação Financeira do Estado do Ceará, ação inédita desenvolvida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR) e com o apoio da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE) e da Universidade Aberta do Nordeste (Uane). A iniciativa busca promover informação qualificada, estimular decisões financeiras mais conscientes e fortalecer uma cultura de planejamento financeiro entre os cearenses, contribuindo para a redução do endividamento e para a construção de uma cidadania financeira mais sólida.

Programa

Lançado no último dia 2 de junho, o Programa de Educação Financeira do Estado do Ceará integra as ações do Governo do Estado voltadas à promoção da saúde financeira, da proteção social e da melhoria da qualidade de vida da população cearense.

Com conteúdos acessíveis e práticos, o programa pretende estimular o planejamento financeiro, prevenir o superendividamento e ampliar o debate sobre segurança digital.

Além do curso de educação financeira, também estão previstos webinários e oficinas voltados ao fortalecimento da educação financeira da população.

A oportunidade é aberta à sociedade em geral. As inscrições podem ser realizadas por meio do link: https://checkout.fdr.org.br/checkout/246